chamine solar para pequenos agricultores

Páginas: 36 (8860 palavras) Publicado: 7 de janeiro de 2014
1. INTRODUÇÃO
O café é um dos mais importantes produtos agrícolas cultivado no estado do Espírito Santo. Segundo a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) o estado é o segundo maior produtor de café do Brasil. A qualidade do café é um fator extremamente importante para sua boa comercialização e formação de valores, pois está vinculada desde o processo de colheita, transporte, secagem até oarmazenamento, forçando os cafeicultores a investir cada vez mais nesse quesito, uma vez que, os mercados nacionais e internacionais estão cada vez mais exigentes na busca por alimentos saudáveis e que sejam produzidos de forma sustentável. Um dos processos de extrema importância para garantir a qualidade, é a secagem, dentre as formas principais estão a secagem através de um secador mecânicorotativo a fogo direto, secagem natural a céu aberto e secagem por estufa.

Para um pequeno agricultor adquirir um secador mecânico, deve-se levar em conta uma série de fatores, dentre eles o custo relativamente elevado para sua produção e a baixa qualidade do café. Por sua vez, a secagem natural a céu aberto, possui a desvantagem de exigir extensas áreas e ter grande dependência de fatoresclimáticos, aumentando o tempo de secagem, o que pode comprometer a qualidade, diminuindo o valor de mercado do produto.

Buscando melhorar a qualidade do café e otimizar o tempo de secagem sem elevar excessivamente os custos de produção, propõe-se um modelo de chaminé solar, que segue como princípio de funcionamento o projeto experimental apresentado por J. Schlaich e A.A.R. El Agib (Mullet,1987), quese resume em um dispositivo proposto para a captação da energia da radiação solar e produção eólica de energia elétrica, através de correntes de convecção. Porém, com algumas adaptações, esse mesmo modelo pode ser usado para a secagem de café, funcionando de forma similar a secagem em estufa com terreiro suspenso, e ainda aproveitar o fluxo de ar aquecido pela radiação solar para realizar umbalanço energético, afim de em estudos futuros, possibilitar a produção de energia elétrica em conjunto com a secagem de café.



2. OBJETIVO
2.1 Objetivo geral
Dimensionar um projeto de adaptação da chaminé solar para secagem de café que atenda a necessidade de pequenos produtores rurais.

2.2 Objetivos específicos
Dimensionar um projeto de chaminé solar para secagem de café que sejaeconomicamente mais viável do que um secador mecânico.
Otimizar o tempo de secagem melhorando a qualidade do café em relação a terreiros convencionais.
Estimar a eficiência energética da chaminé solar comparando cobertura de vidro com filme plástico em condições ideais de secagem.






















3. FUNDAMENTOS TEÓRICOS

3.1. Importância do café para o Espírito Santo
Aprodução de café no estado do Espírito Santo cresce gradativamente a cada ano, com uma estimativa da CONAB, para 2013, próxima de 13 milhões de sacas de 60 kg de café das espécies Conilon (73,8%) e Arábica (27.2%). Com esses números, o estado se firma como o segundo maior produtor de café do Brasil.

Para garantir melhores preços no seu produto, é imprescindível o investimento na qualidade docafé, uma vez que o mercado global exige cada vez mais alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentáveis (THOMAZIN et. al 2011).

A qualidade do café está vinculada desde o processo de colheita, transporte, secagem até o armazenamento. Na etapa de colheita, os fruto são retirados com umidade relativa entre 30 a 65% b.u.(base úmida) e por esse motivo, estão sujeitos a rápida deterioração, oque afeta diretamente a qualidade. Devido essa fragilidade dos grãos, a secagem é um processo pós-colheita de grande importância, porque é nessa etapa que se retira a umidade dos grãos, que deve ser feita imediatamente após a colheita. (RESENDE et. al 2007). A secagem adequada do café contribui para a conservação das características fisiológicas durante o armazenamento (PINHEIRO et. al 2012). O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chamine solar
  • Chamine Solar
  • Chamines Solares
  • Pratica de queimadas por pequenos agricultores
  • Agroturismo como fonte de renda para pequenos agricultores
  • Planetas e pequenos corpos do sistema solar
  • Formação e modernização da agricultura brasileira e seus benefícios aos pequenos agricultores.
  • Pr Projeto Agroturismo Rural Para Pequenos Agricultores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!