cgcggc

1571 palavras 7 páginas
EMEFM PROFESSOR LINNEU PRESTES

REGIMES TOTALITÁRIOS: NAZISMO, FASCISMO E STALINISMO

Nome: Raquel Diniz Lazarini
Disciplina: Filosofia
Professor: Lucas
Série: 2° ano A

2014
Introdução
Nesse trabalho vou falar sobre três Regimes totalitários, Fascismo, Nazismo e Stalinismo. Nos três casos, o poder era centralizado nas mãos dos lideres que, para mantê-lo, faziam uso de todos os meios de controle, desde educação à opressão policial e militar.

01
Nazismo

Entre 1918 e 1938, o mundo viveu um período chamado “entreguerras”: vinte anos que separaram as duas grandes guerras mundiais. Com o fim da Primeira Guerra, em 1918, a Alemanha, derrotada, encontrava-se em uma profunda crise. Para sair da guerra e manter o que restou de seu exército, assinou um acordo de paz chamado “Tratado de Versalhes”. Esse tratado, além de responsabilizar a Alemanha pela Primeira Guerra, proibia o país de fabricar armas, tanques e aviões; obrigava a devolução de territórios conquistados e a redução do exército alemão, além de exigir o pagamento de uma indenização aos países vitoriosos, pelos danos de guerra. Essas imposições criaram na Alemanha um clima de revanchismo, revolta, por parte da população que estava se sentindo humilhada. No final da guerra, o regime monárquico do Kaiser (imperador) caiu, dando início à “República de Weimar”.
Em 1917, a Rússia, comandada pelo socialista Lênin, derrubou o governo do Czar Nicolau II e instaurou uma nova forma de governo democrático: o comunismo. Os países que baseavam suas economias no capitalismo e na exploração do trabalhador se viram ameaçados.

02 Uma onda de movimentos antidemocráticos surgiu no cenário mundial, com o intuito de conter o crescimento do comunismo. Na Itália predominava o fascismo; em Portugal, o salazarismo; na Espanha, o franquismo; e na Alemanha, o nazismo. A palavra nazismo vem de Nazi, que é a abreviação de Partido Nacional-Socialista

Relacionados