cfgbdfgd

769 palavras 4 páginas
Introdução
Vírus são agentes infecciosos bastante diminutos, constituídos por ácido nucleico e proteína. Como são destituídos de células e só têm metabolismo quando estão no interior de células hospedeiras específicas, não existe consenso entre os cientistas quanto ao fato de poderem ou não ser classificados como seres vivos. De qualquer forma, são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, assim como algumas bactérias, tais como as clamídias.
Bactérias são organismos procariontes, com organização celular bastante simples. Exercem diversas funções ecológicas, como produtores e decompositores; e podem se relacionar com outros organismos, tanto de forma harmônica quanto desarmônica. Nesse último caso, podem parasitar a espécie humana. Bactérias exóticas, como os micoplasmas, clamídias e rickéttsias; e outras, como staphylococcus, streptococcus, são alguns organismos responsáveis por esse quadro.
Neste trabalho serão encontrados textos sobre doenças tanto virais como bacterianas, que além de serem boas ferramentas de estudo em geral, tais iniciativas poderão orientá-lo no que diz respeito à prevenção desses males.
Gripe
O que é e como é causada
A gripe é uma doença contagiosa resultante da infecção pelo vírus influenza. O vírus influenza infecta o trato respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos) podendo atingir diferentes espécies (humanos, aves, suínos, etc.). Existe uma especificidade de certas estirpes para cada espécie, isto é vírus que, por exemplo, infectam habitualmente as aves só raramente infectam humanos. No entanto, os vírus específicos de uma espécie podem sofrer uma mutação que lhes confere capacidade de infectar outra espécie. Os peritos consideram que a próxima pandemia (epidemia de grandes proporções que surge em diversas zonas geográficas mais ou menos em simultâneo) de gripe poderá vir a surgir desta forma.
Prevenção
A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação. A vacinação deve ser repetida anualmente

Relacionados