CF1302

5401 palavras 22 páginas
Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no
Desempenho das
Empresas Brasileiras

CF1302

Faber-Castell: fortalecendo sua cultura de Inovação e buscando soluções tecnológicas integradas ao futuro da companhia
Anderson Rossi, Carlos Arruda, Carlos Freitas, Fábio Carvalho

E

mpresa que está no imaginário da maioria das crianças brasileiras, a Faber trabalha com um universo de clientes que transita entre o mundo escolar, os ambientes de escritório e os artigos para desenho e pintura. Tem no slogan: Sua companhia para toda a vida um bom retrato da relação com público, sociedade e parceiros.
Dona de uma vasta gama de itens e de um posicionamento marcante no setor, a empresa reverte suas inovações em produtos de grande sucesso. Exemplo disto foi o lançamento da linha GRIP com esferas antideslizantes, que ganhou diversos prêmios no Brasil e no mundo.
Ciente das transformações tecnológicas que vêm ocorrendo nos últimos anos e que têm na sua marca um grande diferencial, a Faber realiza estudos e ações para entender os futuros desafios, buscando antecipar tendências e convertê-las em novos artigos.
O trabalho vem sendo estimulado dentro da empresa através da participação de seus integrantes em grupos de discussão de inovação, como o CRI Nacional, promoção de workshops para disseminação dos conceitos adquiridos, e também na implementação de ferramentas de gestão. Essas ferramentas servem de suporte para a área de P&D e fazem a interlocução com outros setores, como o de Marketing e Manufatura.
Neste case serão apresentadas iniciativas que contribuíram para a institucionalização da cultura de inovação dentro da empresa, através da formulação do programa TOP TEN da Inovação, a importância do

networking e benchmarking para troca de boas práticas com empresas reconhecidamente inovadoras e que já trilharam o caminho de modelagem de um processo sistêmico para gestão. Virão ainda as reflexões sobre a execução de dois projetos-pilotos que aplicaram a técnica de gerenciamento ágil

Relacionados