CEUT INTRODU O A NUTRI O

2101 palavras 9 páginas
CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE TERESINA-CEUT
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS, SAÚDE, EXATA E JURIDICAS
CURSO: NUTRIÇÃO
MATERIA: INTRODUÇÃO A NUTRIÇÃO
PROFESSOR (A): LILIA MONTEIRO
ALUNO (A): TÂNIA DA SILVA MOTA

TRAGETÓRIA DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA

TERESINA-PI
MARÇO 2015
INTRODUÇÃO

O primeiro curso de Nutrição do país foi criado em 1939, no Instituto de Higiene da Universidade de São Paulo (USP), com o nome de Curso de Nutricionistas, por iniciativa de seu diretor à época, prof. Geraldo Horácio de Paula Souza. Para chegar a essa iniciativa do prof. Paula Souza, é necessário voltar um pouco no tempo e resgatar os motivos que o levaram a considerar a profissão de nutricionista tão importante para a sociedade brasileira. Com a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial, em 1917, criou-se a necessidade urgente de técnicos para atuar na área de Nutrição e Dietética, o que gerou nesse mesmo ano, em Cleveland, Ohio, a criação da conceituada, Associação Americana de Dietética (American Dietetic Association). Surgiu então uma nova profissão na área da saúde, à época denominada.
A expressão nutricionista passou a ser empregada entre os anos de 1920 e 1925. Durante a permanência de Paula Souza nos EUA, no início da década de 1920, ele conheceu a importância do trabalho de nutricionistas nesse campo. Tendo profundo conhecimento sobre a estreita relação existente entre nutrição e saúde, o professor notou a necessidade de criar no Brasil um curso destinado à formação de profissionais habilitados a atuar nas áreas de alimentação e nutrição. E, em 1938, solicitou ao governo do Estado de São Paulo a criação de um Centro de Estudos sobre Alimentação, anexo ao Instituto de Higiene.
Este centro foi criado por um Decreto Estadual e, poucos meses depois, o Decreto Estadual nº. 10.617, de 24 de outubro de 1939, instituiu o curso destinado à formação de nutricionistas. Entretanto, o prof. Paula Souza deu ao curso que criou a designação então usada nos Estados

Relacionados