Ceticismo

Páginas: 2 (440 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2014

Filosofia.
Ceticismo: O Ceticismo é a doutrina do constante questionamento. O termo Ceticismo é de origem grega e significa exame, seu fundador foi Pirro, noséculo IV a.C.. Pintor nascido no Peloponeso, não deixou nenhum escrito filosófico sobre o assunto, mas desenvolveu um grande interesse por filosofia que o levou a fundar uma escola filosófica quegarantiu sua reputação entre os contemporâneos.
Exemplo: Ceticismo filosófico - uma postura filosófica em que pessoas escolhem examinar de forma crítica se o conhecimento e percepção que possuem sãorealmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro;
Dogmatismo: Dogmatismo é um termo usado pela filosofia e pela religião. Dogmatismo é todadoutrina que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível. Na religião, corresponde ao conjunto de dogmas e na filosofia é o pensamento contrário à corrente do ceticismo quecontesta a possibilidade de conhecimento total da verdade. É uma espécie de fundamentalismo intelectual onde expressa verdades que não são sujeitas a revisão ou crítica.
Exemplo: dogmatismo filosóficoque diz respeito àqueles filósofos que estão convencidos de que a ração pode alcançar a certeza absoluta, a verdade absoluta. Imannuel Kant chama os filósofos anteriores a ele de dogmáticos. Diz queestes “não acordaram do sono dogmático”
Empirismo: O empirismo é uma doutrina filosófica que tem como principal teórico o inglês John Locke (1632-1704), que defende uma corrente a qual chamou deTabula Rasa. Esta corrente afirma que as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros.Exemplo: O empirismo só se importa com os sentido por exemplo, Descartes defende o empirismo e diz que as pessoas ou fontes que já o enganaram uma vez , não devem merecer confiança novamente , ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ceticismo
  • ceticismo
  • O Ceticismo
  • ceticismo
  • Ceticismo
  • ceticismo
  • Ceticismo
  • Ceticismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!