CETEC CURSO TECNICO DE SEGURAN A DO TRABALHO chernobyl

607 palavras 3 páginas
CETEC CURSO TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

RELATORIO DO ACIDENTE DA USINA DE CHERNOBYL

Aluno: Henrique cruz de sá
Displina: Segurança na construção civil

Cacoal 05 de maio de 2015
INTRODUÇÃO

No ano de 1986, um grave acidente na usina nuclear de Chernobyl localizada na Ucrânia lançou uma grande quantidade de radiação sobre quilômetros do reator que foi a explosão.A real razão desse acidente nunca se soube ,e sim pelo fato contato foi imperícia do chefe que obrigou seus subordinados a realizarem teste de forma incorreta no reator nuclear.
Uma primeira explosão de vapor no reator numero 4, também conhecido como Chernobyl-4 ,e o incêndio resultante levaram a uma sequencia de explosões químicas que gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética ,Europa Oriental,Escandinávia e Reino Unido .Ao contrario do que se afirma,não ouve explosão nuclear em Chernobyl .

As causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas e ocorreram durante a realização de testes de segurança no reator. Humanas no que diz respeito à inexperiência do chefe, que só chegou a esse cargo por indicação de lideres do governo. Houve também um abuso de autoridade onde ele colocou em risco a vida dos seus subordinados. O reator foi destruído, matando no momento cerca de 30 trabalhadores que se encontrava no local, seno que ate hoje existem pessoas que sofrem com efeitos do contato com matérias radioativas.
As áreas que mais foram afetadas foram Rússia, Ucrânia e a Bielorússia, sendo que esse ultimo pais concentrou 60% do pó radioativo em seu território. O acidente de Chernobyl foi mais radioativo que as duas bombas atômicas de Hiroshima Nagasaki.
Ao terem ciência do acontecido, autoridades soviéticas organizaram uma mega operação de limpeza composta por 600 mil trabalhadores. Nesse mesmo tempo, helicópteros eram enviados para o foco central das explosões com cargas de areia e chumbo que deveriam conter o furor das chamas.

Relacionados