cestodeos

Páginas: 5 (1085 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Cestódeos Nematódeos Trematódeos

Cestódeos Características gerais

Ausência de tubo digestivo, com nutrição por difusão simples. Hermafroditas, com órgãos femininos e masculinos em cada segmento do corpo (proglote). Os proglotes localizados na porção final estão "grávidos", cheios de ovos ou embriões. A fixação dá-se por escólex com ganchos de ancoramento, usualmente no intestino delgado.Todos cestódeos requerem hospedeiro intermediário invertebrado, das classes Insecta, Crustacea ou Mollusca. A maior parte são inofensivos.

Phylum Cestoda

Inclui 17 famílias e 193 gêneros em Aves. As espécies de maior importância estão relacionadas à patogenicidade, embora a maioria seja de baixa patogenicidade.

As espécies mais importantes em Aves da ordem Galliformes estão classificadas emtrês famílias: Davainidae, Dilepididae e Hymenolepidae.

Os cestódeos do gênero Raillietina são robustos e diferem de Hymenolepis que são muito finos tipo fio.

Exemplos

Raillietina echinobothrida tem como hospedeiras intermediárias as formigas, é de patogenicidade moderada a severa e comprimento entre 200 e 300 m.

Raillietina tetragona tem como hospedeiras intermediárias as formigas,sua patogenicidade é de moderada a severa e comprimento entre 100 e 250mm.

Raillietina cesticillus tem como hospedeiros intermediários os cascudos, é inofensiva e mede entre 50 e 150 m.

Davainea proglottina tem como hospedeiro intermediários moluscos, como lesmas e caracóis e sua patogenicidade é severa. Suas dimensões são pequenas, de difícil visualização a olho nu, nunca possui mais do quenove proglotes e mede até 4mm de comprimento, sendo para o diagnóstico melhor visível à microscopia (40 e 100X).

Figura 1 Davainea proglotina 100X; material do duodeno de galinha caipira.

Hymenolepis carioca ocorre em galinha e peru e tem como hospedeiro intermediário a mosca dos estábulos, o cascudo das fezes da família Scarabeidae (1 cascudo comporta 100 cisticercos e 1 cisticerco brotaoutros indivíduos) e uma espécie de termitas (cupins). Sua patogenicidade é baixa (inofensivo?), são muito finos, aproximadamente 1,5 m de largura e curtos, até 40 m.

Hymenolepis anatina e H. coronula ocorrem em patos e têm como hospedeiros intermediários crustáceos de água doce e caracóis. Sua patogenicidade é severa.

Nematódeos Características gerais

São os mais importantes helmintosparasitas para a avicultura. São mais evoluídos que os cestódeos, com sistema digestório completo e dióico, geralmente com dimorfismo sexual. A maior parte das espécies de nematódeos parasitas em aves domésticas tem ciclo direto, embora dependam de insetos e moluscos para o desenvolvimento dos estádios iniciais. A seção transversal é circular, o corpo é recoberto por cutícula com estrias transversais,possuem asa cervical ou caudal (macho) e ornamentos craniais. O tubo digestivo tem boca anterior (sem cavidade), esôfago, intestino e ânus ou cloaca. Os ovos ou larvas são expelidos pela fêmea. Geralmente passam por quatro estádios até a idade adulta (quinto estádio).

O phylum Nematoda tem 9 Ordens e 25 famílias em Aves.

A seguir descrevem-se os mais importantes nematódeos, relacionados porsua localização no hospedeiro. Todos ocorrem em galinhas, perus e outras espécies da classe Aves.

Olho

Oxyspirura sp.: aproximadamente 2cm de comprimento, localiza-se no saco conjuntival e membrana nictitante. O hospedeiro intermediário é a barata. A conjuntivite com lacrimejamento e secreção evolui para aderências de pálpebras e membrana nictitante e pode ser complicada por bactérias.Traquéia

Syngamus trachea: aproximadamente 2cm de comprimento, vermelhos, hematófagos, em cópula permanente e grande dimorfismo sexual. Os sinais clínicos incluem dispnéia e asfixia. O ciclo é direto ou indireto com minhocas, lesmas e caracóis como hospedeiros intermediários.

Esôfago

Algumas espécies de Capillaria sp. ocorrem no esôfago e papo. Penetram na mucosa causando inflamação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infectologia
  • CESTODEOS E NEMATODEOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!