CESTODEOS E NEMATODEOS

Páginas: 2 (407 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
PARASITOLOGIA
PROF º EMERSON












CESTODEOS E NEMATODEOS
Suelma de Almeida Lira
















CAXIAS,Setembro/2014














CESTODEOS E NEMATODEOS
Suelma de Almeida Lira













CAXIAS, Setembro/2014
INTRODUÇÃO

Fazem parte da classe dos cestodeos, apenasanimais endoparasitas obrigatórios. Reúne principalmente as tênias ou solitárias, chamadas dessa forma, pois, ao se fixarem ao hospedeiro, liberam substâncias impedindo outras se fixarem. A Taeniasaginata tem como hospedeiro intermediário o boi, já a Taenia solium evolui até a fase da larva no porco. Elas têm notável preferência por esses hospedeiros intermediários específicos, não admitindo"trocas". Mas ambas concluem a sua evolução no mesmo hospedeiro definitivo, o homem.
As tênias podem atingir, no intestino humano, de 2 a 8 metros de comprimento. O corpo é dividido em 3 partes: cabeça (ouescólex), colar e estróbilo. A cabeça possui ventosas para a fixação, sendo que a Taenia solium apresenta ainda uma região anterior (rostrum) com ganchos, sendo essa a diferença básica entre elas. Ocolar fica logo abaixo do escólex e origina o estróbilo, maior parte do corpo, apresentando-se formado por centenas de segmentos, os anéis ou proglotes, por estrobilização. Os cestodos não apresentamsistema digestivo, recebendo o alimento já digerido pelo hospedeiro a partir da incorporação pela superfície de seu corpo.
Os nematódeos ou nemátodos (Nemathelminthes) (também chamados de vermescilíndricos) são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, com estimativa de constituírem até 80% de todos os metazoários com mais de 20.000 espécies já descritas, de um númeroestimado em mais de 1 milhão de espécies atuais, que incluem muitas formas parasitas de plantas e animais. Apenas os Arthropoda apresentam maior diversidade. O nome vem da palavra grega nema, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nematódeos
  • cestodeos
  • Nematódeos
  • Nematódeos
  • Nematódeos
  • Nematódeo
  • Nematódeos
  • Nematodeos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!