Cesticismo

303 palavras 2 páginas
Cravos coloridos
ObjetivoObservar a ação de corantes alimentícios e sua capacidade de tingir células de flores como rosa ou cravo branco. Testar possibilidade de composição de cores ao misturar corantes de diferentes tonalidades.
Material- recipiente largo ou copo de 500 mL- corante artificial para fins alimentícios, de cores variadas- água- 2 cravos brancos- palitos de sorveteProcedimento1) Encha um copo com água e coloque dentro o corante. Com o auxílio de um palito de sorvete, agite a solução até que ela se torne homogênea. A solução deve ser concentrada.2) Pegue um cravo branco, corte seu talo dentro da água, em sentido transversal, em um comprimento em que a flor fique próximo à borda do copo. Deixe-o no copo, como no esquema ao lado.3) Espere até que os cravos adquiram a tonalidade do corante que você adicionou na água (aproximadamente 40 minutos).4) Obtenha novas flores e repita os três procedimentos anteriores, utilizando a cada vez corantes de cores diferentes: em seguida, compare os resultados.5) Experimente retirar um dos cravos já corados do respectivo copo e colocá-lo em outro copo com solução de corante de cor diferente. Observe a nova tonalidade que a flor irá adquirir. Analise e discuta1) A anilina (fenilamina) é usada como matéria-prima para o obtenção de corantes usados na indústria têxtil. Dê a fórmula estrutural da anilina e identifique sua função orgânica.2) Um corante muito comum em produtos para fins alimentares é a indigotina, de fórmula estrutural mostrada abaixo.
681990887
Compare a molécula de indigotina com a da anilina e indique qual função orgânica aparece em ambos.3) Explique a necessidade dos procedimentos adotados quanto à concentração e à manipulação da anilina, empregados durante a preparação da solução do corante.4) No experimento realizado, analise com seus colegas como a flor se torna colorida.

Relacionados

  • Dualismo em Kant
    8265 palavras | 34 páginas