Cesar lattes

Páginas: 2 (489 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2012
Cesare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes, nasceu em Curitiba em 11 de julho de 1924. Ninguém imaginaria que tal criança revulocionaria o Brasil e o mundo com sua descoberta esuas ações.

Um futuro brilhante esperava por ele, pouco tempo depois que terminou seu bacharel em 43 já estava recebendo o título de Doutor Honoris Causa em 1948 da USP. Título que ganhou por serco-descobridor do píon, ainda aos 22 anos.

De um lado a descoberta revelava a partícula, presumivelmente, responsável pelo comportamento das forças nucleares. O alcance desse feito ultrapassou asfronteiras da ciência fundamental dadas as expectativas que então revestiam qualquer ampliação de conhecimentos nesses domínios; A produção artificial daquela partícula, em 1948, ainda por Lattes masagora em associação com Eugene Gardner, no recém-construído sincro-ciclotron da Universidade da Califórnia, em Berkeley, marcou o início de formidável corrida para a construção de aceleradores mais emais potentes que caracterizou a física nuclear do pós-guerra. Foi convidado para substituir o falecido Enrico Fermi na chefia do seu Instituto na Universidade de Chicago, recusando esse convite eretorna ao Brasil para criar, na USP, um laboratório para estudos de interações a altas energias na radiação cósmica.

Além disso, teve grande esforços na melhoria dos experimentos para detectarpartículas com emulsificações e também lutou para o desenvolvimento científico no Brasil e na América do Sul. Criador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Instituto que polarizou e agasalhouiniciativas como a da formação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a da Escola Latino-Americana de Física, o Centro Latino-Americano de Física e ainda junto com colegas bolivianos, cria em LaPaz, as condições para o que viria a ser o Laboratório de Físicas Cósmicas. Teve um papel importante na catalização dos esforços que levaram finalmente à criação do Conselho Nacional de Pesquisas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cesar Lattes
  • Biografia de césar lattes
  • Lattes
  • Lattes
  • Cesar
  • cesar
  • Niemeyer arquitetava; Jorge Amado escrevia; Caymi compunha e cantava; Portinari pintava; e...
  • cesar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!