cerveja

Páginas: 6 (1284 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CURSOS DE ENGENHARIA MECANICA E ELÉTRICA.
DISCIPLINA: MECANICA NEWTONIANA





RELATÓRIO DE AULA EM LABORATÓRIO
ANÁLISE DE MOVIMENTO




EDENILSON CANAL
RENAN SARTORI











BENTO GONÇALVES, 25 DE JUNHO DE 2013.
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO TEÓRICO
LANÇAMENTO DE JABULANI











Relatório de laboratório apresentado àdisciplina de Mecânica Newtoniana dos cursos de engenharia mecânica, elétrica e de produção do Núcleo de Ciências Exatas Tecnológicas e da Natureza da Universidade de Caxias do Sul – Carvi.

Professor: Dario Eberhardt
























BENTO GONÇALVES, 25 DE JUNHO DE 2013.
INTRODUÇÃO

Neste relatório de Mecânica Newtoniana buscou-se a apresentação da síntese doaprendizado sobre o conteúdo geral do semestre, apresentando metodologia, cálculos e resultados obtidos. O presente relatório visa à aplicação do conhecimento até este ponto adquirido, pois através da proposta de calcular o movimento e suas resultantes, acabamos por aplicar o pensamento lógico.

OBJETIVO EXPERIMENTAL

Resolver um problema sugerido, utilizando puramente da aplicação de fórmulas defísica vistas durante o semestre, tanto na aula quanto em pesquisas extraclasse.
Problema sugerido:
Calcular quantos litros de cerveja Bohemia são necessários para gerar energia suficiente para chutar uma bola de futebol (Jabulani, utilizada na Copa do Mundo da África do Sul-2010) verticalmente para que a mesma escape da força gravitacional da Terra:
Como vamos lidar com a força G decrescente,pois segundo a lei de atração universal, a força de atração entre dois corpos é proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa, temos que definir a aceleração da gravidade. Por meio de pesquisa, chegou-se a definição de aceleração gravitacional:

A constante de gravitação universal, também chamada por constante newtoniana degravitação, constante de Newton, grande G ou simplesmente constante gravitacional (símbolo: G), é uma constante física universal da lei de Newton.
Esta constante física fundamental, também aparece na teoria da Relatividade geral de Albert Einstein. O seu valor expressa a atração gravitacional que se produz entre dois objetos de um quilograma cada um, separados pela distância de um metro.
Trata-se de umadas constantes físicas cujo valor é menos preciso. A massa do Sol, como é calculada a partir desta constante é, portanto, também calculada com alguma incerteza. Atualmente recomenda-se para a constante de Newton o valor de:


Este é o melhor valor estimado para a constante de gravitação universal. 
A força da gravidade que age sobre uma massa numa certa região está relacionada ao campogravitacional produzido pela Terra nesse local. 

Desse modo, o módulo do campo gravitacional pode ser definido como o quociente entre a força gravitacional e a massa do objeto. 

Utilizando a expressão da lei da gravitação universal e a expressão da força peso, 

é possível calcular o módulo do campo gravitacional na superfície da Terra, mesmo sem colocar uma massa nela, e medir seu peso. 

Nasduas expressões, a letra m representa a massa do objeto colocado na superfície da Terra. Simplificando m, obtemos a expressão do valor do campo gravitacional. 

Substituindo-se os valores de G, M (massa da Terra) e r (raio da Terra), temos:

Em síntese, o campo gravitacional é um modo de descrever a interação entre objetos em razão de suas massas. O módulo do campo gravitacional é calculado peloquociente entre a força gravitacional (ou pela multiplicação da constante de gravitação universal pela massa do planeta), dividido pela distância do ponto em que se deseja conhecer o campo até o centro do planeta, elevado ao quadrado. O valor de g assume diferentes valores para cada ponto na superfície terrestre. Isso porque quanto mais alto estiver um corpo em relação ao centro de massa da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CERVEJA
  • Cerveja
  • Cerveja
  • CERVEJAS
  • Cerveja
  • Cerveja
  • cerveja
  • cerveja

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!