Certificação digital

Páginas: 10 (2361 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ENTENDENDO A CERTIFICAÇÃO DIGITAL 3

ASSINATURA DIGITAL 4
Criptografia 4
Algoritmos Criptográficos de Chave Pública 5
Documento em Papel X Documento Eletrônico 6

CERTIFICADO DIGITAL 7
Como obter Certificados Digitais? 8
Tipos de Certificados da ICP-Brasil 9
Algumas Iniciativas de Sucesso 9

CONCLUSÃO 10
A Certificação Digital e a minha empresa de trabalho11

BIBLIOGRAFIA 12


INTRODUÇÃO

Há tempos que pessoas utilizam assinaturas à caneta, carimbos, selos, ente outros recursos, para comprovar a autenticidade de documentos, expressarem concordância com determinados procedimentos, declarar responsabilidades, etc.

Hoje, muitas dessas atividades podem ser feitas através da internet. Mas, como garantir autenticidade, expressarconcordância ou declarar responsabilidade no “mundo eletrônico”? A resposta para essa questão é a certificação digital e conceitos relacionados, como a assinatura digital.

ENTENDENDO A CERTIFICAÇÃO DIGITAL

A internet permite que indivíduos, empresas, governos e outras entidades realizem uma série de procedimentos e transações de maneira rápida e precisa. Graças a isso, é possível fechar negócios,emitir ou receber documentos, acessar ou disponibilizar informações sigilosas e economizar dinheiro evitando processos burocráticos, entre outros.

No entanto, da mesma forma que os computadores oferecem meios para tudo isso, podem também ser usados por fraudadores, o que significa que tais operações, quando realizadas por vias eletrônicas, precisam ser confiáveis e seguras.

A certificaçãodigital é a tecnologia de identificação que provê mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade a essas informações eletrônicas, durante o processamento de dados e trocas de mensagens e documentos entre cidadãos, governos e empresas.

A certificação digital funciona com base em um documento eletrônico chamado certificado digital e em um recurso denominadoassinatura digital.

Imagine-se na seguinte situação: você está em uma viagem de negócios e precisa enviar documentos sigilosos à matriz de sua empresa. Dada a distância, o jeito mais rápido de fazer isso é utilizando a internet.

Se você optar por enviar esses documentos em papel, certamente os assinaria à caneta para comprovar a autenticidade e a sua responsabilidade sobre eles. Além disso,provavelmente utilizaria um serviço de entrega de sua confiança e o instruiria a deixar os documentos apenas com a pessoa ou o setor de destino.

Mas, como colocar em prática essas medidas quando se usa documentos eletrônicos? Digitalizar sua assinatura através de um scanner não é uma boa idéia, afinal, qualquer pessoa pode alterá-la em programas de edição de imagem. Enviar os documentos viae-mail, sem qualquer proteção, também tem seus riscos, já que alguém pode interceptá-los. Então, a solução é utilizar uma assinatura digital.

ASSINATURA DIGITAL

A assinatura digital é um mecanismo eletrônico que faz uso de criptografia, mais precisamente, de chaves criptográficas. Chaves criptográficas são, em poucas palavras, um conjunto de bits baseado em um determinado algoritmo capaz decifrar e decifrar informações.

Criptografia

A palavra criptografia tem origem grega e significa arte de escrever em códigos, de forma a esconder a informação na forma de um texto incompreensível. A informação codificada é chamada de texto cifrado. O processo de codificação é chamado de cifragem e o processo inverso é chamado de decifragem.

A cifragem e decifragem são realizadas porprogramas de computador que recebem um número chave que é utilizado para definir como o programa irá se comportar. Sem o conhecimento da chave correta não é possível decifrar um dado texto cifrado.

Existem, atualmente, dois tipos de criptografia: a simétrica e a assimétrica, mais conhecida como chave pública. As chaves simétricas são mais simples, pois com elas o emissor e o receptor utilizam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Certificação digital
  • Certificação digital
  • Certificação digital
  • Certificação digital
  • Certificaçao digital
  • O que é certificação digital?
  • certificacao digital
  • A certificação digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!