CERRADO TEORICO2

1598 palavras 7 páginas
ESTRATÉGIAS ADAPTATIVAS EM PLANTAS DE CERRADO

Introdução O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira, abrangendo 23% do seu território. Ele abriga uma grande variedade de espécies, várias dessas de alto interesse econômico. É um bioma antigo, e o xeromorfismo apresentado pelas suas espécies é relacionado com a história evolutiva do bioma, que é marcado por escassez de água e solos comumente tóxicos e ácidos. Será abordado neste trabalho as características gerais do bioma e as estratégias adaptativas das plantas presentes no mesmo.

O Cerrado
A savana brasileira é denominada Cerrado e cobre aproximadamente 2 milhões de km² de sua extensão (área equivalente à Europa Ocidental). Seu centro geográfico se localiza no Planalto Central do Brasil, abordando as áreas de quase toda Goiás, do oeste da Bahia e de Minas Gerais e todo o leste do Mato Grosso. Há partes do Cerrado na Bolívia e no Paraguai e também ao norte do Brasil, na Venezuela e Guiana, mesmo esta apresentando uma menor diversidade de espécies.
O clima predominante no Cerrado é o tropical sazonal, tendo sua temperatura média anual em torno de 22-23ºC. As máximas absolutas podem chegar à mais de 40ºC e as mínimas absolutas variam bastante, atingindo valores próximo a zero.
A sua precipitação média anual fica entre 1200 e 1800mm. Ao contrário do clima, há uma grande estacionalidade. Os períodos de seca correspondem a Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro, sendo que o mês de Julho geralmente é o mês que apresenta menores índices pluviométricos.
Os solos do Cerrado são antigos. São profundos, o bastante para comportar espécies de hábito arbóreo e também podem ser rasos, havendo variação na profundidade. Também há uma alta drenagem, fazendo com que os solos do Cerrado sejam altamente lixiviados. A maioria das espécies do Cerrado não sobrevive em condições de alagamento. A fertilidade do solo é baixa, assim como o teor de matéria orgânica. Possuem também acidez e

Relacionados