Cereais com glúten: Mocinhos ou vilões de uma dieta equilibrada

2465 palavras 10 páginas
CEREAIS COM GLÚTEN: MOCINHOS OU VILÕES EM UMA DIETA EQUILIBRADA

Luzia Oliveira da Silva*
Mayra Goreth de Oliveira Veiga Loureiro**

RESUMO

Este presente artigo vem para entender o que está por traz do principal cereal da economia. E que proteína está causando dor de cabeça na maioria das pessoas que consomem o trigo na qual pode levar até a morte: O glúten. E tendo como enfoque, a doença celíaca, que é o resultado de quem possui alergia do glúten e que cada vez mais vem atingindo a população mundial.

Palavras–Chave: Trigo, Glúten, alergia, celíaco

1 INTRODUÇÃO

O trigo desde a antiguidade tem papel de destaque na alimentação das civilizações. “O pão preto, alimento central da dieta camponesa, era indicador de condição social: enquanto os nobres comiam pão branco, feito de trigo, os camponeses comiam pães de cevada, centeio e outros grãos misturados”. Os primeiros relatos sobre o trigo datam de 6700 a.c. encontrado no Oriente. De lá pra cá a importância do trigo vem se tornando cada vez mais notória no cenário da alimentação mundial. O trigo é o principal cereal da economia mundial que possui glúten, mas não é único: a cevada, a aveia, malte e centeio, citados acima, também possuem essa proteína, que em nenhum momento da história, esteve tão em voga e também na berlinda com a má fama que vem ganhando por causa das dietas “glúten free”.
Este artigo vem para entender se essa proteína encontrada no trigo e outros cereais possui um papel de vilão ou mocinho em uma dieta saudável e de que forma ela provoca uma reação alérgica que pode levar a morte. A doença celíaca, que cada vez mais vem atingindo uma porção significativa da população mundial. Tentaremos, através de esta pesquisa responder a algumas questões que estão sendo muito comentados em academias, programas de TV, periódicos e também nas rodas de conversas por todo o mundo, tais como: glúten engorda? Glúten faz mal? O fato é que o glúten na forma de pão, biscoito,

Relacionados