cerco medieval

Páginas: 2 (374 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2014
O cerco era uma das táticas militares mais comuns da Idade Média. Em vez de travar uma sangrenta batalha campal, o exército que pretendia conquistar determinado castelo ou fortificação se posicionavaem volta dessa construção, evitando que os inimigos saíssem do local. "Algumas técnicas básicas de um cerco, estabelecidas na Antiguidade, são empregadas até hoje. Eram atividades que consumiam tempoe recursos", diz o historiador australiano Stephen Wyley, um especialista em guerra medieval.
Após estabelecer o cerco, o exército atacante tinha duas opções: manter a fortaleza bloqueada e esperarpacientemente uma rendição ou então organizar ataques para invadi-la. A primeira alternativa envolvia uma complicada logística para abastecer as tropas, além de grandes recursos para pagar ossoldados responsáveis pelo cerco, que podia durar vários meses. Além disso, aliados do exército sitiado podiam aparecer para tentar resgatar seus companheiros.Já a opção de invadir a fortaleza exigia o usode máquinas de guerra, que podiam ser construídas no local ou já levadas desmontadas pelo exército atacante. Para quem se defendia, era preciso, antes de tudo, prevenir-se, investindo na arquiteturamilitar ao construir as fortificações. Muitos castelos eram erguidos em locais de difícil acesso, à beira de abismos ou no alto de colinas. Fossos em volta da construção e enchidos com água tambémajudavam no isolamento, embora os inimigos pudessem usar terra ou galhos de árvores para tapá-los.
O cerco é, resumindo bastante todos os detalhes envolvidos, o ato de, durante um determinado período umgrupo de atacantes que, impossibilitados de invadir diretamente seu alvo, busca através do isolamento sistemático das fontes de alimento, água e qualquer contato com o mundo exterior, exaurir osdefensores até que estes possam finalmente serem subjugados ou forçados a se renderem pela falta de como suprir até mesmo suas necessidades mais básicas, em resumo o cerco consiste em cortar completamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cerco
  • Cerco da Lapa
  • Cerco de Constantinopla
  • CERCO DE JERIC
  • Cerco aos cartéis
  • medieval
  • Medieval
  • Era Medieval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!