ceramicas

Páginas: 5 (1120 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Cerâmicas
Louças Brancas

Historia da Cerâmica
A fabricação cerâmica data do período neolítico, onde o homem pré-histórico já fazia cestas de vime com barro. Verificou-se mais tarde que poderia usar somente o barro. E mais para frente constatou que o calor fazia endurecer o barro, surgindo a cerâmica. No ano de 4.0 a.C. os assírios já obtinham cerâmica vidrada.
No século VII os chinesesfabricavam a porcelana, e no século XVIII surgiu a louça branca, na Inglaterra. A partir daí surgiram tipos especiais de fornos, a possibilidade de cerâmica de dimensões exatas, a moldagem a seco, porcelanas de alta resistência, etc.

Matéria Prima
Os artigos de louça são feitos com o pó de louça, ou seja, uma pasta feita com pó de argilas brancas (caulim quase Puro), dosados com exatidão, quedarão produtos duros, especiais de granulométrica fina e uniforme, com a superfície normalmente vidrada.

Cerâmicas vidradas
Vidrado ou Vidrado cerâmico é uma camada ou revestimento numa substância vítrea, aquecida de modo a fundir-se com um objeto cerâmico com finalidade decorativa, de melhoria das propriedades mecânicas ou impermeabilização.
O vidrado é funcionalmente importante pararecipientes em louça, que de outra forma não seriam apropriados para a armazenagem de líquidos devido à porosidade do material. O vidrado é também usado em grés e porcelana com objetivos funcionais e decorativos.

Tipos de Louça Branca
Louça calcária (louças de mesas)
Louça feldspática (azulejos & sanitárias)


Louça Calcaria
O segmento de louça de mesa inclui produtos porcelanizados ou comcerta porosidade, utilizados como utilitários no dia-a-dia das residências e de ambientes comerciais, como objetos de decoração, ornamento, brindes, bem como de artigos de uso técnico. Incluem aparelhos de jantar, jogos de xícaras, utensílios para acondicionar alimentos; vasos, estatuetas, e outros itens decorativos; porta - objetos, bibelôs etc.; além de peças técnicas, como isoladores elétricos,velas de ignição, artigos refratários de porcelana e outros produtos.
Este grupo de produtos está sendo denominado genericamente de porcelana e louça, mas, quanto à natureza do corpo cerâmico, pode ser definido como porcelana, grés e faiança. Estas denominações são baseadas na absorção d’água do corpo cerâmico (suporte e biscoito), como segue:
Porcelana: quando a absorção é zero (pode-se admitiraté 0,5%);

Grés: são designados os materiais com baixíssima absorção (geralmente entre 0,5% e 3%).

Faiança (ou louça): refere-se aos corpos mais porosos (geralmente superior a 3%). No entanto, o estabelecimento de nomenclatura, bem como o desempenho dos produtos, ainda não está devidamente normalizado e é um dos pontos necessários para o controle de qualidade do segmento.

PorcelanaA porcelana é um produto branco impermeável e translúcido. Ela se distingue de outros produtos cerâmicos, especialmente, da faiança da louça, pela sua verificação, transparência, resistência, completa isenção de porosidade e sonoridade.
Basicamente as matérias primas da porcelana são: argila, quartzo, caulim e feldspato.
Faiança e Porcelana
As diferenças entre as duas são a quantidade de caulim,mineral rochoso, usado na mistura com a argila, e a temperatura de cozedura da peça, a faiança é cozida em uma temperatura bem mais baixa do que a porcelana.



Louça Feldspática

Consumo de Matérias Primas Minerais
A cerâmica de sanitários consome uma grande quantidade e variedade de matérias-primas naturais (plásticas e não-plásticas) e sintéticas. As matérias-primas plásticas sãodesagregadas em água e peneiradas, e as não-plásticas são moídas a seco, até atingir a granulométrica adequada.
Em seguida, esses materiais são misturados em tanques com agitação mecânica, nos quais se adicionam reagentes químicos (por exemplo, silicato de sódio) para corrigir as propriedades da suspensão.
A polpa assim obtida (barbotina) é bombeada para o setor de fundição, onde é feita a colagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ceramicas
  • Ceramica
  • Ceramicas
  • ceramica
  • ceramica
  • ceramica
  • Ceramica
  • Ceramica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!