Ceramica

Páginas: 2 (466 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
Dona Cadú e Shoku Suzuki

Depois de assistir os documentários sobre Dona Cadú e Shoku Suzuki, varias reflexões chegaram até a mim. Desde o jeito que a arte vive com essas senhoras até avalorização da arte de do valor em capital de cada peça.
Percebe-se que as duas senhoras são grandes esculturas de cerâmica e fazem seu oficio há muitos anos com muita perfeição e técnica, ambas sãocompletamente apaixonadas por fazer cerâmica, faz todos os dias como terapia e forma de se sustentar.
Dona Cadú mora no interior da Bahia em uma região bem simples, as peças que ela fabrica junto comoutras mulheres (talvez seja uma cooperativa de artesãs de cerâmica) são utilitárias e vez de uma tradição bem antiga na região, a queima e feita em uma fogueira à beira do rio. Quando compra a argila,coloca para ser moída na estrada, com os carros passando por cima, uma maneira simples e inteligente.
Durante o documentário Dona Cadú deixa claro que aquele ali é seu sustento, e que o preço damatéria prima que utiliza está ficando cada vez mais cara. Sua arte estar na família dela há bastante tempo, ela aprendeu a técnica ainda quando criança ensinada pela sua Avó, o valor das suas peças não étão valorizado quanto deveria ser.
Por outro lado Shoku Suziki também faz cerâmicas desde pequena, se encantou pela cerâmica ainda no Japão, atualmente mora em uma casa em São Paulo, e é lá queproduz sua arte, suas peças são objetos de decoração, a queima é feita no forno que ela mesma construiu, para ela é um ritual que toda sua família participa.
Shoku Suziki é uma artista altamentereconhecida, suas obras já participaram de algumas exposições e é referencia para artistas que também fazem pecas em cerâmica.
Ambas senhoras tem grandiosos trabalhos se consideramos todos os processospara se fabricar uma peça, por que será então que Dona Cadú não é tão reconhecida artisticamente como Shoku Suzuki?
Acredito que esse fato estar ligado à cultura industrial, que separa as obras de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ceramicas
  • Ceramicas
  • ceramica
  • ceramica
  • ceramicas
  • ceramica
  • Ceramica
  • Ceramica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!