Cera perdida

Páginas: 35 (8710 palavras) Publicado: 19 de junho de 2013
UNIVERSIDADE POSITIVO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TECNOLOGIA MECÂNICA





FUNDIÇÃO EM CERA PERDIDA

CURITIBA
2012

ANGELO abiougauck
CARLOS GUILHERME DE SOUZA PAULA NETO
MARCELA CARVALHO PAIXÃO
WESLEY SAD SAID

FUNDIÇÃO EM CERA PERDIDA
Trabalho para obtenção de nota parcial da disciplina Tecnologia Mecânica - Universidade Positivo.
Orientador: Prof. Msc. Mauro PangracioCURITIBA
2012
Sumário
1 Introdução 5
1.1 Histórico 5
1.2 ObjetivoS DA PESQUISA 7
1.3 Justificativa TEÓRICA E PRÁTICA 7
1.4 Processo de fundição por cera perdida 8
1.5 Vantagens do processo 8
1.6 ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO POR CERA PERDIDA 9
10
1.7 Parâmetros de controle do processo 17
“A qualidade da casca depende das lamas e do processo pelo qual elas são produzidas.Alguns princípios básicos devem ser considerados na preparação da lama. Em primeiro lugar, deve-se produzir uma lama estável (Bi Jvoet, M. 2003).” 18

(selecione o índice ou todo o documento e pressione para atualizá-lo)
Lista de ilustrações



Lista de tabelas



(selecione o índice ou todo o documento e pressione para atualizá-lo)
1 Introdução
Tendo em vista a possibilidade deaprimoramento de conhecimentos no contexto de fundição, a cera perdida é uma das técnicas minuciosas que compõe um alto nível de tecnologia mecânica aplicada. Pois trata da execução e construção de peças que possuem muitas das vezes um alto valor agregado.
Sendo assim, vale dizer que uma das técnicas mais confiáveis e eficazes de fundição de precisão, é cera perdida (microfusão). O qual se utilizaum molde obtido pelo revestimento de um modelo consumível de borracha.
Um dos grandes desafios das microfusões é obter sem afetar a qualidade cascas cerâmicas com resistência mecânica suficiente para suportar à deceragem, manuseio e entrada do metal e ao mesmo tempo com permeabilidade que possibilite a saída dos gases durante o vazamento do metal, reduzindo também o custo final do produto e domeio ambiente.
1.1 Histórico
O processo de fundição por cera perdida, possui vestígios desde 4000 anos A.C. e tem sido aplicado com sucesso para produção de fundidos de arte e jóias, por vários séculos e até hoje. O processo foi trilhado da China para a Índia, Egito, África e Europa, sendo também muito utilizado por colombianos e astecas (Bidwell, H.T., 1997). No século XVI, o processo foilargamente aplicado por artistas e escultores. Benvenuto Cellini produziu muitos trabalhos de arte por este processo, sendo de grande projeção a estátua de bronze de “Perseus e a cabeça da Medusa” e o “saleiro” em ouro, roubado do museu de História da Arte de Viena. Esta peça foi comparada à Mona Lisa, de Da Vinci, por sua raridade, beleza e história. Em 1568, Cellini publicou uma descrição sobre oprocesso utilizado (Bidwell, H.T., 1997; Salgado, E. 2003).

No século XIX o processo foi adaptado por dentistas e joalheiros, para a produção de peças microfundidas, freqüentemente em ouro (Bidwell, H.T., 1997). O estudo dos problemas relacionados à contração do ouro levou ao desenvolvimento das técnicas de vazamento sob pressão, a vácuo e centrifugação. Neste período se desenvolveram tambémcomposições para os moldes cerâmicos (American Foundrymen´s Society, 1993). Até o final da década de 30, nenhum esforço havia sido realizado para a produção de peças industriais. O potencial deste processo foi logo percebido e técnicas industriais foram rapidamente desenvolvidas para atender os requisitos especificados para a indústria aeroespacial. O interesse pelo processo pode ser demonstrado peloregistro, no período de 1900 a 1940, de no mínimo 400 patentes (Bidwell, H.T., 1997).
Ressalta-se a grande influência do Laboratório Austenal (USA) que a partir de 1932 realizou diversos desenvolvimentos, destacando-se o uso do silicato de etila como aglomerante, a utilização de matrizes para a produção de modelos e o desenvolvimento da liga “Vitallium” à base de cobalto (27Cr5Mo0,5C) para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cera perdida
  • Cera perdida
  • Cera perdida
  • Cera Perdida
  • Fundição- cera perdida
  • Fundição por cera perdida
  • Aula Fundi o em Cera Perdida
  • trabalho cera perdida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!