Cerâmica Vermelha

Páginas: 6 (1425 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
1 INTRODUÇÃO
A Cerâmica Vermelha é caracterizada pelos produtos feitos com matérias-primas argilosas, que após a sua queima apresentam coloração avermelhada em seus produtos, tais como tijolo, telha, bloco, lajes, vasilhames e outros. Compreende todos os produtos feitos com matérias-primas argilosas.
A indústria de cerâmica vermelha tem grande participação na economia do Rio Grande do Norte,principalmente pela geração de empregos.
A argila é a matéria-prima mais utilizada por conta da sua característica elástica no estado úmido, que adquire dureza ao ser queimada e rigidez quando secar.



















2 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Esta fase se inicia em olarias (oficina destinada à produção de objetos que utilizam o barro ou argila como matéria prima) de pequeno,grande e médio porte, dependendo da produção, porém é um processo muito simples, e consiste nas seguintes etapas:
1 Preparação da matéria-prima e da massa.
2 Formação da peça.
3 Tratamento térmico e acabamento

1.1 Preparação da matéria-prima
É a etapa mais importante do processo de fabricação, pois a qualidade do material depende do tipo de matéria prima, e extração correta da mesma.
Asmatérias-primas utilizadas na indústria da cerâmica é natural, encontradas e extraídas da crosta terrestre da terra, normalmente dosada em volume. Após a extração da argila, ela é levada para a fábrica para ser moída (ou desagregada), com o objetivo de diminuir o tamanho das partículas, ou seja, transforma-la em pó, e depois classificadas de acordo com a granulométrica.
1.1.1 Preparação damassa
A cerâmica vermelha utiliza apenas a argila como matéria prima, podendo ser também utilizado mais de um tipo de argila na produção, adicionando também água para a massa ficar mais maleável.

1.2 Formação da peça
O processo de formação da peça cerâmica depende de fatores econômicos, da geometria e das características do produto.
Para a confecção da cerâmica vermelha, pegamos cerâmica daargila e misturamos com água, após a mistura, a massa irá ser armazenada em um molde de gesso onde permanecerá durante certo tempo até a formação de uma fina parede na peça, processo este chamado de colagem ou fundição.
Outra operação no processo de formação da peça é a extrusão, que é onde o material é forçado através de uma matriz a adquirir uma determinada forma, determinada pelo projetista. Aextrusora também é utilizada para o corte da peça. Há também o processo de prensagem, que consiste na colocada da massa granulada em um molde, e a máquina de prensagem exerce uma grande pressão, e a massa sai no formato do molde.
1.3 Tratamento térmico
Fase constituída de secagem e queima estocagem e inspeção.
1.3.1 Secagem
Após a etapa de formação, as peças continuam a conter água, por estemotivo, as peças já formadas, são colocados em secadoras, onde a temperatura varia de 50ºC a 150º.
Na secadora, a umidade da peça reduz de 30% para até 5% (este processo também pode ser natural, porém é um processo mais demorado.), até atingir resistência suficiente para manipulação do mesmo.
1.3.2 Queima
As peças já secas são colocadas em fornos que atingem temperaturas entre 800ºC a 1700ºC emfogo continuo, este processo pode demorar minutos ou até dias para atingir as características e propriedades desejadas. O objetivo do tratamento térmico é a obtenção do produto para as mais diversas aplicações.
1.3.3 Estocagem e Inspeção
Após a retirada do forno, o produto é levado para galpões e inspecionado para retirada das peças com defeito, e em seguida armazenadas e remetidas ao mercadopara consumo.













3 ESTRUTURA DO MATERIAL
O principal componente da cerâmica vermelha é a argila – material de granulometria fina, que quando misturado a uma certa quantidade de água adquire um certo grau de plasticidade, o suficiente para ser capaz de ser moldada.
A argila é a principal matéria-prima dos diversos produtos cerâmicos por conta da sua elasticidade no estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CERÂMICA VERMELHA
  • Ceramica vermelha
  • Ceramica vermelha
  • ceramica vermelha
  • Cerâmica vermelha
  • Argila Para Ceramica Vermelha E Branca
  • Industria da cerâmica vermelha no brasil
  • Cartilha Ceramica Vermelha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!