CEPID EST GIO

2488 palavras 10 páginas
TEMA: A IMPORTANCIA DO CEPID NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA PESSOA COM DEFICIENCIA

Durante sua construção do Centro de Profissionalização Inclusiva, a STDS desenvolveu uma série de ações de mobilização e preparação da comunidade do entorno, para o convívio com o novo equipamento a ser instalado na área da Barra do Ceará. Foram realizadas palestras informativas, oficinas de capacitação, cursos de corte e costura e artesanato, sempre no intuito de aproximar a comunidade ao Centro, criando assim um sentimento de pertença e zelo, pelo novo equipamento.

Novas oportunidades de capacitação profissional e de trabalho se abrem para jovens e pessoas com deficiência, em Fortaleza. A secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (CEPID), está oferecendo 165 vagas, em 10 cursos distintos, para capacitar pessoas que apresentem alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Objetivo do centro é fortalecer a capacitação desse segmento no Estado e promover-lhes a inserção no mercado do trabalho. É um público com direitos iguais de inserção no cotidiano, no dia a dia das cidades, mas ainda privados de participar mais intensamente do mundo que nos cerca, um mundo cada vez mais dinâmico e cheio de atividades, oportunidades e desafios.

Serviços oferecidos - orientação profissional, através de equipe multidisciplinar, curso de formação e qualificação nas áreas da indústria, comércio e serviços, de acordo com as demandas de mercado de trabalho; intermediação para o mercado de trabalho; monitoramento e acompanhamento periódico das pessoas inseridas nos postos de trabalho; sensibilização das equipes de trabalho das empresas para o trato com as pessoas com deficiência; iniciação ao paratletismo em modalidades como basquete, futsal, natação, tênis de mesa, dentre outros.

O Centro tem uma estrutura completa para formação profissional,

Relacionados