Cepea seca Fev14

1110 palavras 5 páginas
CEPEA: Seca no Centro-Sul brasileiro já eleva preços de alguns produtos agropecuários

Cepea, 11 – O clima quente e seco em grande parte do Centro-Sul do País tem prejudicado a maioria das culturas produzidas nessas regiões. De acordo com pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, café, boi, milho e ovos são alguns produtos que já estão sendo reajustados por esse motivo.

As condições climáticas desfavoráveis devem reduzir a produtividade do café arábica. No início de janeiro, a estimativa média da Conab já apontava que a safra 2014/15, de bienalidade positiva, poderia ser menor que a anterior, já que produtores estavam limitando os tratos culturais diante dos baixos preços. Com as condições climáticas ruins no correr deste ano, agentes consultados pelo Cepea explicam que o enchimento dos grãos está comprometido e, portanto, o volume final, em sacas, pode ser menor.

Esse quadro tem resultado em avanços nas cotações da variedade na Bolsa de Nova York (ICE Futures) e, por consequência, no mercado brasileiro. Desde o início deste ano, o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, já subiu 19%, ou 54 reais/saca, fechando a R$ 341,16/saca de 60 kg nesta segunda-feira, 10. Somente em fevereiro, o Indicador já teve alta de 12,48%. Vale lembrar que os preços da variedade vinham em queda desde o início de 2013 e, em muitos meses, ficaram abaixo dos custos de produção.

A falta de chuva e o forte calor prejudicam também o desenvolvimento das pastagens, dificultando a engorda de bois que seriam abatidos neste início de 2014. Com isso, mesmo nesta época tradicionalmente considerada “entrada de safra”, a oferta de animais se mantém relativamente baixa e os preços, firmes, contrariando expectativas de operadores que aguardavam o movimento típico para o período em outros anos.

O Indicador do boi gordo ESALQ/BM&FBovespa (estado de São Paulo) teve média de R$ 114,16 em janeiro/14, alta de 17%

Relacionados