Centrode origem dos seres vivos

433 palavras 2 páginas
Eras Geológicas
Estuda o tempo geológico de formação e evolução do planeta, existem quatro grandes eras geológicas:
- Arqueo – Proterozóica ou Primitiva ou Pré - Cambriana
- Paleozóica
- Mesozóica
- Cenozóica
Tempo Geológico está divido em:
Éons: Refere-se à maior subdivisão de tempo na escala geológica. Existem dois grandes éons: Pré- Cambriano ou Arqueo- Proterozóica e o Fanerozóico.
Eras: São as mais importantes subdivisões do tempo geológico, são quatro grandes eras geológicas.
Períodos: São as grandes divisões na escala de tempo em uma era geológica.
Épocas: São subdivisões dos períodos na escala de tempo geológica.
Idades: São subdivisões das épocas na era geológica.
- Proterozóica
Essa era geológica teve início a cerca de 2,5bilhões de anos e findou-se há 550 milhões de anos. Durante esse período, ocorreu intensa atividade vulcânica, fato que promoveu o deslocamento do magma do interior da Terra para a superfície, originando os grandes depósitos de minerais metálicos, como por exemplo, ferro, manganês, ouro etc
Na era geológica Proterozóica, ocorreu grande acumulo de oxigênio na atmosfera. Também ficou caracterizada pelo surgimento das primeiras formas de vida unicelulares avançadas, e a formação das jazidas de minerais metálicos.
- Paleozóica
A era Paleozóica prevaleceu de 550 a 250 milhões de anos atrás. Nesse período, a superfície terrestre passou por grandes transformações, entre elas estão o surgimento de conjuntos montanhosos como os Alpes Escandinavos ( Europa).

- Mesozóica
A era Mesozóica iniciou-se cerca de 250 milhões de anos. Ela ficou marcada pelo intenso vulcanismo e consequentemente derrame de lavas em várias partes do globo, também ficou caracterizada pelo processo de sedimentação dos fundos marinhos, que originou grande parte das jazidas petrolíferas hoje conhecidas.

- Cenozóica:
Essa era geológica está dividida em dois períodos: Terciário (aproximadamente 60 milhões de anos atrás) e Quaternário (um milhão de

Relacionados

  • monografia
    7832 palavras | 32 páginas
  • Aulas 1 2 3 AdmCient 1
    19915 palavras | 80 páginas
  • Martins A
    144493 palavras | 578 páginas
  • ESPAÇO URBANO E PRÁTICAS COMUNICATIVAS:
    52550 palavras | 211 páginas