CENTRO UNIVERSSITARIO GRANDE DOURADOS

297 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSSITARIO GRANDE DOURADOS
DISCIPLINA:ESTUDOS NO NT.OS EVANGELHOS ATOS.
PROFESSOR:SERGIO NOGUEIRA
ALUNO:EDSON FERNANDO CUSTODIO RGM 323117
POLO:UNIESC

PESQUISA SOBRE EXILIO DO POVO JUDEU NA BABILONIA

Em 586 d.C. o reino de Judá foi conquistado por Nabucodonosor, que tomou Jerusalém e destruiu o templo de salomao.Os judeus foram levados para babilônia e lá ficaram e se tornaram escravos.
Este momento da história ficou conhecido como,” cativeiro babilônico”, para o povo hebreu esse período foi considerado como um castigo de deus pois o povo afastou-se de seus preceitos.
O exilio marcou profundamente o povo de Israel, foi um período de intenso sofrimento e desolação, a experiência foi vivida pelos que ficaram e pelos que foram levados cativos, como uma provação, castigo e reconhecimento da própria infidelidade a aliança com deus.
Apesar de viver cativos na babilônia, o povo de Israel criou comunidades, e mantiveram suas práticas e costumes religiosos, associados a outros costumes herdados pelos babilônicos.
Essas assimilações com a cultura babilônica, fez com que o hebraico perdesse sua importância em função do aramaico que se tornou a língua comum.
A maior parte do povo hebreu encontrava-se no exilio. Onde seus referenciais como povo de deus, o templo, suas terras, sua monarquia, e sua independência como nação estavam por se perder.
Uma grande realidade do exilio, e uma instituição chamada sacerdócio, os sacerdotes não tendo mais a preocupação com o templo, agora dedicam-se a escrita, reorganizando a literatura da palavra de deus, surgindo a importância do livro, uma nova mentalidade que mudara o rumo de israel.

REFERENCIAS

LUZA, NILO.ETAPAS DA HISTORIA DE ISRAEL.04 de julho 2014.Disponivel em: {www.etapasdahistoriadeisraelexilionababilonia.com.br]. Acesso em:05 abril.2015.
MARCIO, Xavier Lima da.TRABALHO SOBRE O EXILIO BABILONICO.08 de set 2009.Disponivel
Em:{www.teologia.trabalhosobreexiliobabilonico.com.br}. Acesso em:05

Relacionados