CENTRO UNIVERSIT RIO UNA Alzhim

1544 palavras 7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA

Alzheimer

Aluna: Priscila Iozelina
Disciplina: Anatomia
Prof:Marina Souza

Belo Horizonte
2014

Introdução

A doença de Alzheimer é a demência mais comum associada à idade, e se caracteriza pela perda gradativa de funções cognitivas e neuropsiquiátricas. Seus primeiros sintomas são geralmente a perda da memória recente, enquanto as memórias remotas tendem a serem preservadas até certo estágio da patologia. O paciente portador da doença de Alzheimer além de apresentar problemas de fluência verbal e dificuldades de atenção pode ainda ter outras funções cognitivas afetadas com a evolução da patologia. Sendo assim é comum que o paciente desenvolva a incapacidade de fazer cálculos, não consiga fazer uso de ferramentas ou instrumentos comuns a uma pessoa, como por exemplo, um computador.
É importante se observar que o paciente com Alzheimer não apresenta um grau elevado de perda de lucidez ou de vigília enquanto a patologia não tem um avanço muito significativo. Sendo assim, faz-se necessário que outros sintomas sejam observados para que se tenha um diagnóstico mais preciso sobre a patologia. Geralmente são observados em pacientes com Alzheimer alterações comportamentais, como agressividade, alucinações, hiperatividade, depressão, etc. É também frequente me pacientes que apresentem Alzheimer, a alteração do humor e sintomas como apatia, a diminuição no ritmo da fala ou do caminhar, perda de peso, dificuldade para prestar atenção, a insônia ou a agitação.
O presente trabalho visa fazer um levantamento bibliográfico que nos explicite melhor quais as causas dessa patologia, quais ou seus sinais e sintomas mais frequentes, os diagnósticos e as formas de tratamento. Para isso o trabalho será realizado com artigos de estudiosos sobre a patologia em questão e servirá também para o enriquecimento dos estudos na área.

Desenvolvimento

Na fase inicial do Alzheimer

Relacionados