CENTRO UNIVERSIT RIO LUTERANO DE JI 1

684 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ

PROCESSOS FORMADORES DE PALAVRAS

Aldo Manoel Cavichioli Roque RA: 151000256-9
Componentes Ketully de Oliveira Pacheco RA: 1510001159-7 Larissa Moreira do Nascimento RA: 151022595-9

Ji-Paraná
2014

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................1 Desenvolvimento...............................................................2 Conclusão..........................................................................5

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo expor as diferentes formas de formação de palavras que rodeiam o dia a dia de cada um, ocorrendo assim, uma melhor percepção da origem e de como as palavras usadas no cotidiano são criadas.

1 – Derivação
Derivação é um processo de formação das palavras que consiste no acréscimo de um prefixo ou de um sufixo a um radical.
1.1 - Derivação prefixal A derivação prefixal é o acréscimo de um prefixo ao radical. Ex.: infeliz, desleal, super-homem.
1.2 – Derivação sufixal A derivação sufixal é o acréscimo de um sufixo ao radical. Ex.: Bananada, beleza.
1.3 – Derivação prefixal-sufixal A derivação prefixal-sufixal é o acréscimo de um prefixo e um sufixo à palavra. Ex.: desigualdade, infelizmente, desvalorização. Obs.: Nesse processo, mesmo com a ausência do prefixo ou do sufixo, forma-se ainda uma palavra da língua portuguesa. Ex.: lealmente/desleal.
1.4 – Derivação parassintética A derivação parassintética é o acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo. Ex.: ajoelhar, enriquecer.
1.5 – Derivação imprópria A derivação imprópria é a mudança de classe de uma palavra, sem alterar sua forma. Ocorre derivação imprópria: quando adjetivos se tornam substantivos (os bons); quando substantivos se tornam adjetivos (gol relâmpago, banana-maçã); quando os infinitivos se tornam

Relacionados

  • Mestranda
    959 palavras | 4 páginas
  • Astronomia
    210604 palavras | 843 páginas
  • livro
    225318 palavras | 902 páginas