Centro Universit Rio Internacional UNINTER 2

Páginas: 8 (1814 palavras) Publicado: 6 de maio de 2015
Centro Universitário Internacional UNINTER
Telma Maria de Oliveira – RU 1209491Turma 2015/03










Atividades de Portifólio - UTA Ciência e Tecnologia










PAP Aparecida de Goiânia
2015
Universitário Internacional UNINTER
Telma Maria de Oliveira – RU 1209491Turma 2015/03







Atividades de Portifólio – UTA Ciência eTecnologia




Atividades apresentadas às disciplinas
Avaliação Escolar e Pesquisa e Prática
Profissional Materiais Didáticos para
Curso de Licenciatura Pedagogia EAD
Tutora: Prof Lílian Itiberê



PAP Aparecida de Goiânia
2015
SUMARIO



























.Introdução
Este Portifólio foi realizado para a Unidade Temática Ciência eTecnologia composto pelas disciplinas Avaliação Escolar e Prática e Profissional Materiais Didáticos.
As seguintes atividades buscam sistematizar o conteúdo destas disciplinas numa forma prática e contextualizada. Para realizar pesquisa, fiz leitura de livros e busquei na internet textos relacionados aos principais Teóricos da Educação: Jean – Jacques Rousseau, (1712 – 1778) John Dewey (1859 - 1952),Willian Kilpatick (1871 – 1965) Oriede Decroly (1871 – 1931), Maria Montessori (1870 – 1952), Edouard Chaparede (1873 – 1940), Roger Cousinet (1881 – 1973) e Jean Piaget (1896 – 1980).
Através de uma busca minuciosa fiz o relato da trajetória, o pensamento e a filosofia dos teóricos que teve uma grande contribuição para mudar a metodologia e a psicologia educacional do ensino – aprendizado, que atéentão eram adotados pelos educadores. As novas ideias e pensamentos quebrou conceitos e paradigmas da maneira do docente executar sua atividade, valores antes não questionados. Essa mudança ocorreu entre os séculos XVII a XIX teve início da evolução dos sentimentos em relação à infância a sociedade percebeu que a criança não poderia ser tratada da mesma forma que o adulto não podemos esquecerque foi um processo lento e gradual. A partir daí que a criança mereceu mais atenção, ocorreu à descoberta gradativa de sua estrutura física, linguagem e suas peculiaridades.
Nasce a ideia da inocência na infância. A partir dessa época surge, uma preocupação com a formação moral das crianças e com sua transformação em homem racional. Com os novos acontecimentos tudo mudou no lar. A famíliatornou-se o lugar de uma relação de afeto necessária entre os cônjuges e os filhos, algo que ela não era antes. 
Para os novos profissionais da educação, é fundamental conhecer e saber aplicar as inovações que todos os teóricos propõem. Ao longo do curso aprenderei de uma maneira mais aprofundada suas propostas e aplicações na prática.  

Jean – Jacques Rousseau
Jean ­– Jacques Rousseau (Genebra, 28 deJunho 1712 – Ermenoville 2 Julho de 1778). Foi um notável filósofo, teórico político, escritor, compositor e autodidata suíço.
Defende a liberdade e independência individual de cada cidadão, a livre participação política. Acredita num Estado social legítimo e longe da corrupção, onde prevalece a soberania do poder de acordo com o que o povo deseja. O mesmo afirma que os anseios do homem no estadode natureza, é apenas suas necessidades físicas e instintos. O homem natural não se preocupa com o futuro.
Para ele o professor é mediador do conhecimento, o qual precisa estimular no aluno o gosto pelo aprendizado. Para criar um novo homem e uma nova sociedade, seria necessário educar a criança de acordo com a natureza, crescendo de modo gradual seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e àaptidão para emitir opinião.
Segundo Rousseau, a criança deve ser educada sobretudo em liberdade e viver cada fase da infância na plenitude de seus sentidos, motivo pelo qual em seu entendimento, até o início da adolescência o ser humano é praticamente só sentidos, emoções e corpo físico, enquanto a razão ainda se forma. É justamente nesse processo que o indivíduo se converte em um ser egoísta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CENTRO UNIVERSIT RIO INTERNACIONAL UNINTER
  • Centro Universit Rio Internacional Uninter
  • CENTRO UNIVERSIT RIO INTERNACIONAL UNINTER
  • CENTRO UNIVERSIT RIO INTERNACIONAL UNINTER
  • CENTRO UNIVERSIT RIO INTERNACIONAL UNINTER Ensino Fundamental
  • CENTRO UNIVERSIT RIO INTERNACIONAL UNINTER PPP LUCINEIA
  • CENTRO UNIVERSIT RIO INTERNACIONAL UNINTER Copia
  • CENTRO UNIVERSIT RIO INTERNACIONAL UNINTER Tcc FEITO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!