Centro Universit rio de Patos de Mina2

1133 palavras 5 páginas
Centro Universitário de Patos de Minas
Curso: Farmácia
Disciplina: Fisiologia e Biofísica
Professora: Debora Vieira
Aluna: Sabrina Cordeiro de Souza

Fisiologia do Sistema Cardiovascular

Circulação e fluxo sanguíneo
1-Defina os termos resistência vascular e pressão sanguínea.
A resistência vascular é definida como a resistência oferecida pelos vasos para o fluxo de sangue o que deve ser superada pelo sangue de modo a assegurar o funcionamento eficaz do sistema circulatório. Qualquer tipo de problemas do sistema circulatório e doenças muitas vezes conduzem a uma alteração na resistência vascular. Existem dois tipos principais de resistência vascular que são: a resistência vascular sistémica ou periférica total e da resistência vascular pulmonar. A resistência vascular é regulada por uma série de fatores tais como substâncias derivadas de plaquetas incluindo a serotonina que é fator de endotélio derivado relaxante e adenosina para nomear alguns. Mais um tipo é a resistência vascular coronariana que é um tipo complexo, pois depende de vários fatores incluindo fatores metabólicos, neurológicos e endoteliais.
Pressão sanguínea é a pressão exercida pelo sangue contra a parede de nossas artérias. Também chamada de pressão arterial pode ser definida de uma forma bastante simples, como sendo a força que o próprio sangue, depois de bombeado pelo seu músculo cardíaco, exerce sobre as paredes dos seus vasos sanguíneos.
2-Qual a diferença básica entre a circulação pulmonar e a circulação sistêmica?
A diferença é que a circulação sistêmica é aquela que leva sangue rico em oxigênio para todo o organismo e a circulação pulmonar é aquela que leva sangue com baixo teor de oxigênio proveniente do retorno de toda circulação sistêmica para os pulmões para serem oxigenados e assim voltar ao coração e retornando para a circulação sistêmica enviar sangue oxigenado para todo organismo novamente.
Circulação Pulmonar - leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de

Relacionados