Centro Universit rio de Lavras fichamento

1520 palavras 7 páginas
Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS
Engenharia Civil
Direito e Ética
Keila Maria Resende Fonseca
Ficha Informativa de Resumo de Obra
Aluna: Suelen Ferreira Ribeiro
PEREIRA, R. O. S. Manual do Engenheiro: Introdução ao Exercício da Profissão. Minas Gerais, Senge, Dezembro 2011.
Abordaremos neste resumo um sistema de atribuições, exercícios e as responsabilidades que o Engenheiro precisa saber sobre sua carreira após sua formação. Visando a valorização da profissão e da engenharia.

As responsabilidades profissionais
“A responsabilidade legal é aquela que toda lei impõe para determinada conduta, independentemente de qualquer outro vínculo. Tal responsabilidade é de ordem pública e por isso mesmo irrenunciável e intransasionável pelas partes, nos limites em que for convencionado para cumprimento das obrigações de cada contratante.” (pág. 16)
Responsabilidade ético-profissional
“Os deveres ético-profissionais não são estranhos às relações jurídicas e, muitas vezes, consorciam-se para fundamentar responsabilidades.” (pág.17)
Tais responsabilidades podem infringir o código de ética profissional.
Responsabilidade técnico-adimininstrativa
“É aquela que obriga os profissionais, como exercentes que são de atividades regulamentadas e fiscalizadas pelo Poder Público, tanto pelos Conselhos Profissionais como por outros órgãos da administração direta e indireta, ao cumprimento das normas, dos encargos e das exigências de natureza técnico-adiminstrativas.” (pag. 17)
Responsabilidade civil
“É aquela que impõe a quem causar um dano a obrigação de repará-lo. Essa reparação deve ser a mais ampla possível, abrangendo ao apenas aquilo que a pessoa lesada perdeu como também o que ela deixou de ganhar. A responsabilidade civil por determinada obra dura, a principio, de acordo com o Código Civil Brasileiro, pelo prazo de cinco anos, a contar da data que a mesma foi entregue, podendo, em alguns casos, a estender-se por ate vinte anos se comprovada a culpa profissional pela

Relacionados

  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas