centro oeste

Páginas: 8 (1984 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
1. Introdução

A urbanização representa uma transformação nos hábitos culturais tradicionais da sociedade brasileira. Novos costumes são difundidos pelos meios de comunicação e pela mobilidade populacional impulsionada pelas migrações internas; relações sociais tradicionais dão lugar a outras, em geral, mais dinâmicas; ideias circulam com maior rapidez, transformando modos de vida regionaisconsolidados há séculos. Entre tais mudanças, novas formas de alimentar-se ganham espaço em nossa sociedade. (Adriano Botelho, Textos do Brasil nº13. – Revista Sabores do Brasil)
A alimentação das pessoas na região do Centro-Oeste era muito melhor e mais variada do que é hoje em dia. Isto não é porque as pessoas tinham mais dinheiro ou tempo. Em parte, era porque elas usavam muitos alimentostradicionais na sua alimentação. Entretanto, as pessoas acham, cada vez mais, que estes são de pouco valor e dão uma prioridade maior aos alimentos do “ocidente”. Além disso, ao mudarem-se para as cidades, as pessoas não têm como colher estes alimentos. (Alimentação Saudável, Um Guia Pilares, por Isabel Carter).
Com a propagação de alguns chefs terem começado a explorarem sua cozinha os peculiaresingredientes do Cerrado, especialmente no Sudeste, mais aberto às inovações contemporâneas. O Cerrado goiano e o Pantanal mato-grossense reservam tesouros a serem desvendados, como o iogurte de araticum, o pé-de-moleque de baru, opção de jatobá e a geleia de cagaita.
O restante do país está começando a descobrir os frutos e os peixes típicos da região, mas muitos deles só podem ser provados inloco.
Na região do Centro-Oeste a rodovia Belém – Brasília permitiu que inúmeras famílias de colonos dos estados do Sul fossem para o Centro-Oeste brasileiro, como proprietários das novas terras cultiváveis. Esses colonos tinham larga experiência em agricultura e pecuária modernas. Antes dessa época, o Centro-Oeste era uma região isolada. Dessa forma, sua culinária estava condicionada aosrecursos do meio ambiente, especialmente da pesca e da caça. Dos peixes, frutas e carnes do Centro-Oeste surgem pratos típicos como o peixe na telha (assado na telha), peixe com banana, carne com banana, costelinha, bolinhos de arroz, pamonha... Pela fronteira de Minas Gerais vieram o feijão tropeiro, a carne seca, o toucinho e a banha de porco. (Alimentação e Cultura, por Elisabetta Recine e PatríciaRadaelli (FS/UnB) e (DAB/SPS/MS).
Este estudo visa conhecer, por meio de um processo de “engenharia reversa”, “desconstruir” uma receita para encontrarmos os produtos agrícolas e as técnicas de cultivo, os temperos utilizados na Região Centro-Oeste, com seus pratos típicos que incluem o empadão goiano, arroz com pequi, arroz de puta rica, a galinhada, o tutu com linguiça, a guariroba, a mojicae o pacu assado. (Adriano Botelho, Textos do Brasil nº13 – Revista Sabores do Brasil.)
Coadjuvando com inserção de produtos específicos na gastronomia, selecionou-se a pera como insumo principal a ser inserido à cultura gastronômica da Região Centro – Oeste. Dentre os tipos de pêras, foi escolhida a fruta predominante da região,pêra-do-serrado, a Eugenia klotzchiana Berg, com cerca de 3.000espécies, destacando-se frutíferas como a goiabeira (Psidium guajava) e a pitangueira (Eugenia unifl ora). Não foram encontradas informações substancias sobre o valor nutricional dos frutos. A literatura relata apenas os teores de proteína da polpa, que variaram entre 1% e 3% (BORGO et al.,1986).A pêra-do-cerrado tem boa duração após a colheita, podendo permanecer em bom estado por até sete dias emtemperatura ambiente.
Sua comercialização, em caráter extrativista, normalmente é feita em sacolas de plástico telado, mas acredita-se que a embalagem em bandejas de poliestireno, com capacidade para quatro a seis frutos, seria a ideal. Para que seja possível a exploração econômica sustentada desta espécie, é preciso que haja uma avaliação e seleção de populações ou variedades que apresentem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Centro Oeste
  • Centro Oeste
  • Centro-oeste
  • Centro oeste
  • Centro Oeste
  • centro
  • Centro oeste
  • CENTRO OESTE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!