Centro de serviços compartilhados: um estudo de caso sobre a implantação de serviços compartilhados nos processos de recursos humanos

Páginas: 13 (3008 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
UNILASALLE
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA COACH




Gisele Hidalgo





CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS NOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS








Canoas
2012

1. INTRODUÇÃO

Visando uma constante competitividade e com foco ao melhor desempenho empresarial as empresastem buscado otimização de seus processos, adequação e definição do melhor modelo organizacional para desempenhar suas atividades e a criação de estruturas de alto desempenho operacional para o negócio.
É nesse contexto que se insere o CSC (Centro de Serviços Compartilhados), são entendidos como um modelo de organização de processos operacionais pelo qual uma área da empresa presta serviços, apartir de um mesmo ponto de atendimento, para várias unidades ou departamentos da corporação.
Os CSCs podem ser definidos como a centralização das funções de negócio em uma única atividade do negócio, eliminando funções de apoio duplicadas.
De acordo com Sica e Ribeiro (2010) este modelo é responsável pelo suporte administrativo-financeiro para as demais subsidiárias ou sub-divisões dentro de ummesmo grupo empresarial. É de sua responsabilidade também fornecer serviços focados na necessidade dos cliente com alta qualidade e baixo custo.
Assim, a criação dos CSC tem orientado a reestruturação de grandes empresas no Brasil e no mundo e tem sido objeto de rápida disseminação e apropriação, com marcante incremento na adoção desses conceitos pelas grandes empresas, provocando mudançasfuncionais relevantes nas organizações. Sua implantação e expansão estão em destaque na estratégia de muitas empresas focando a redução de custo através da eficiência. (RAMOS,2004)

Dada a decisão de implantação de um CSC, é necessário um mapeamento detalhado do processo que conforme Morales (2011) deve-se elaborar uma pesquisa de melhores práticas para os serviços que vão ser migrados, essas práticasdevem ser bem analisadas faz-se necessário identificar a eficiência e eficácia, pois em cada área alem do serviço que vai ser executado pelo CSC pode ter na sua execução alguma informação estratégica que apenas o departamento tem e isto pode ser um empecilho a migração da tarefa.
No ano de 2008, a empresa ALL- América Latina Logística tomou a decisão estratégica de criar um CSC para gerir seusprocessos administrativos, esta implantação trouxe mudanças na cultura e na forma de trabalho da organização. Dentro de este cenário, o trabalho vai apresentar como ocorreu a migração dos processos de recursos humanos para o CSC, apontando seu impacto na satisfação dos colaboradores e os ganhos que a organização teve com esta nova maneira de gerir suas rotinas.

2.1 Definição do Problema
Omodelo de CSC que uma empresa irá adotar pode influenciar diretamente não apenas os resultados a serem obtidos, como também o processo de implementação.
De acordo com Martins e Amaral (2008) alguns fatores devem ser considerados na seleção do modelo. Entre eles podemos relacionar principalmente:
- Porte das operações;
- Dispersão geográfica;
- Estrutura dos processos;
- Disponibilidade desistemas de informação;
- Nível de formação dos recursos humanos;
- Expectativa de tempo de duração do projeto;
- Expectativa de economias.
No caso da empresa em questão se tratar de uma ferrovia com grandes unidades espalhadas em todos os pontos do país, tendo sua matriz na cidade de Curitiba – PR, o modelo adotado para o CSC foi:
Múltiplos Centros Regionais de Serviços Compartilhados(Multiple Regional Centers): que segundo Martins e Amaral (2008) caracterizam-se pela concepção de centros múltiplos dentro de uma região para processar as respectivas as transações compartilhadas em cada parte desta dada região. Neste caso, processos como contas a pagar, contas a receber, contabilidade, financeiros, recursos humanos são todos concentrados em um CSC que possui abrangência restrita a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Csc estudo sobre centro de serviços compartilhados
  • Csc
  • Centro de Serviço Compartilhado
  • Centro de Serviços Compartilhados
  • Centro de serviços compartilhados no clima organizacional
  • Serviços Compartilhados
  • serviços compartilhados
  • Compartilhamento de custos e suas implicações tributárias em um centro de serviços compartilhados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!