Centro de distribuição

Páginas: 10 (2293 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015








CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA






Mariana Nunes nº 17
Thayna Almeida nº 29
Vitoria Lima nº 31





São Paulo
2014
SUMÁRIO


Introdução 1
1.CONCEITO E DEFINIÇÃO 3
2.FUNÇÕES BÁSICAS 5
2.1 Recebimento 6
2.2 Movimentação 6
2.3 Armazenagem 7
2.4 Separação de pedidos 7
2.5 Expedição 8
3.VANTAGENS DE UM CD 9
4.CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12














INTRODUÇÃO

A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa, é uma área da Administração que envolve diversos instrumentos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia, do transporte edos recursos humanos.
Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional para administrar os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando todaparte de entrega e recebimento de produtos na organização.
O principal objetivo da logística é a disponibilidade de mercadorias e serviços na quantidade certa, no momento certo e no lugar certo. O grande desafio é realizar o gerenciamento logístico da melhor forma possível para que a empresa obtenha a satisfação do cliente e posterior fidelização, e assim, conquistar um grande diferencial no mercadoperante suas concorrentes.

A geografia é um ponto importante dentro da logística e num país com as dimensões como o Brasil é de grande importância que se tenha uma boa estratégia logística para que não haja gargalos no fornecimento de materiais e serviços. Muitas empresas aderem a intermodalidade como forma de tentar chegar mais rapidamente ao seu cliente, mas falta ainda estrutura para quese possa utilizar em toda sua potencialidade a gama de modais disponíveis.

Empresas optam por manter estoques para atender prontamente seus clientes, mas isto custa caro, pois há um investimento em espaço, estrutura e pessoal.
Uma solução encontrada para facilitar estas operações é a implantação de Centros de Distribuição (CD). Estes por sua vez ficam instalados em pontos estratégicos, o maispróximo possível de seus clientes e tem a função de receber mercadorias de diversos fornecedores, armazenar e abastecer o mercado onde está inserido. Visam agilidade no recebimento e despacho de mercadorias, evitando assim acúmulo de mercadorias no estoque e redução de custos.

















1. CONCEITO E DEFINIÇÃO

Um centro de distribuição, também conhecido como CD, é uma unidade construída porempresas industriais, retalhistas para armazenar os produtos produzidos ou comprados para revenda, com a finalidade de despachá-los para outras unidade, filiais ou clientes.
Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja missão é realizar a gestão dos estoques de produtos na distribuição física e cujas atividades englobam manuseio, armazenagem e administração de produtos e informações e, em algunscasos, colocação de embalagem e rótulos, processamento de pedidos e emissão de nota fiscal.
O termo Centro de Distribuição surgiu como uma expressão moderna de se tratar a armazenagem, mas com alguns conceitos diferentes e que interferem diretamente em sua operacionalização. Nestes Centros de Distribuição ocorrem as seguintes operações de uma forma bem sistematizada para que se possa dar agilidadenos processos: as mercadorias veem de diversos fornecedores em grandes quantidades (cargas consolidadas). São armazenadas e sua distribuição é feita de forma fracionada a fim de poder oferecer aos seus clientes a opção de aquisição de vários itens em quantidades menores do que a fornecida diretamente pelos fabricantes. A disposição dos Centros de Distribuição é regional para facilitar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Centro de distribuição
  • Centros de Distribuição
  • Centro de Distribuição
  • – CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
  • Centro de Distribuição
  • Centro de distribuição
  • Centro de Distribuição
  • Centro de Distribuição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!