Centro de controle metroviário cco bh

Páginas: 19 (4519 palavras) Publicado: 14 de junho de 2012
Capa






























































Andréa Aparecida Batista
Carlos Alberto
Fabrício Rocha
Rangel Elias
Webert ueiroz












A central de Controle Metroviário CCO







Relatório técnico apresentado
à Escola de Engenharia Kennedycomo parte de pré requisito para
aprovação na disciplina
Tecnologia dos Transportes

Orientador: Professor Nilton de Brito SoaresSumário


Nos grandes centros urbanos, a demanda por melhorias no transporte público é cada vez maior e o uso do metrô nas grandes cidades se torna cada vez mais imprescindível.
Investimentos neste tipo de transporte nem sempre acompanha as demandas da população e neste contexto, surge a necessidade de um controle de tráfico seguro e eficaz.
Uma central de controle metroviário éresponsável por monitorar e controlar toda a movimentação dos trens deste sistema, definindo rotas e mudanças das mesmas, gerando o código de velocidade para os trens em cada trecho da viagem, controlando o intervalo de acordo com a necessidade do momento e o tempo de parada nas estações, além de controlar a energia do sistema de sinalização, promover a comunicação com as estações e agir emsituações de risco, problemas ou acidentes.
Um sistema de sinalização metroviário é, tradicionalmente, dividido em duas grandes partes: a primeira é o ATP – Automatic Train Protection, que é responsável pela realização das tarefas de segurança. Os módulos que compõem o ATP estão localizados tanto a bordo dos trens como em equipamentos localizados ao longo da via. A segunda grande parte é o ATO –Automatic Train Operation, que implementa tarefas não diretamente ligadas com a segurança, O conjunto formado pelo ATP e pelo ATO recebe a denominação de ATC – Automatic Train Control.
Em Belo Horizonte o metrô possui 28,2 km de extensão, O trecho em operação vai de Eldorado a Vilarinho (Linha 1) possui 19 estações e 25 trens em operação , sendo 21 rodando e quatro reservas.
Na sede da CBTUno bairro floresta está localizado o Centro de Controle Operacional o metrô de Belo Horizonte. Este local é responsável pelo gerenciamento de toda a operação do metrô. O princípio básico de funcionamento é agrupar em um único centro todas as informações relacionadas com o transporte de passageiros. O Centro de Controle Operacional é o ponto convergente das informações operacionais que fluematravés de seus subsistemas.
Esta característica centralizadora de informações permite ao CCO ter uma visão global de todo o sistema operacional, facilitando a tomada de decisões necessárias para o funcionamento do metrô.






Índice
1.Introdução
2.Definições básicas do Centro de controle operacional Metroviário
2.1 Principais funções
2.2. Sinalização metroviária
3. Metrô de Belo Horizonte
4.A visita técnica
4.1. O centro de controle metroviário
4.2. A s instalações físicas do CCO

4.3.Via comercial do metrô de BH

4.4. O sistema de sinalização

4.5. Circuito de via_ CDV

4.6. Processo de formação de rota


4.7. Traçado permanente de rota e cancelamento de rota:

4.8. Controle automático de trens - atc


4.9. Lógica de geração de código de velocidade:


4.10. Controle automático detrens - atc:


5. Conclusão


6. Referências bibliográficas


















1) Introdução
O transporte metro-ferroviário é de grande importância nas grandes cidades, pois é responsável pela movimentação diária de milhões de pessoas. Dessa forma, pode-se dizer que esse meio de transporte representa uma enorme utilidade na vida das pessoas e qualquer problema que possa a afetá-lo pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Centro BH
  • Centro BH Cidadania
  • Centro de controle de zoonoses
  • centro de controle operacional
  • Centro de controle de zoonozes
  • Centro de controle de zoonose
  • Centro de Controle Operacional
  • CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!