Centro Cirúrgico

Páginas: 11 (2705 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
I - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CENTRO CIRURGICO

HISTÓRICO
O Centro-cirúrgico (CC) pode ser considerado uma das unidades mais complexas do hospital devido sua especificidade, presença de agente estressores devido às possibilidades de risco à saúde a que os pacientes estão sujeitos ao serem submetidos à intervenção cirúrgica.
O CC é constituído de um conjunto de áreas e instalações quepermite efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto e segurança para as equipes que o assiste. Sendo um setor de circulação restrita, destacam-se, entre suas finalidades, a realização de procedimentos cirúrgicos devolvendo os pacientes às suas unidades de origem nas melhores condições possíveis de integridade; otimização de campo de estágio para a formação,treinamento e desenvolvimento de recursos humanos; e o desenvolvimento científico para o aprimoramento de novas técnicas cirúrgicas e afins.
Localização – deve ocupar área independente da circulação geral, ficando assim livre do trânsito de pessoas e materiais estranhos ao serviço; deve possibilitar acesso livre e fácil de pacientes provenientes das Unidades de Internação, Cirúrgica, Pronto Socorroe Terapia Intensiva, bem como o encaminhamento dos mesmos às unidades de origem.
A unidade de Centro Cirúrgico é considerada uma área crítica no zoneamento das unidades e ambientes funcionais do hospital. Entende-se por áreas críticas os ambientes em que existe risco aumentado de transmissão de infecção, onde se realizam procedimentos de risco, ou onde se encontram pacientes com o sistemaimunológico deprimido.
Estrutura Física
O CC deve estar localizado em uma área do hospital que ofereça a segurança necessária às técnicas assépticas, portanto distante de locais de grande circulação de pessoas, de ruído e de poeira. Recomenda-se que seja próximo às unidades de internação, pronto-socorro e unidade de terapia intensiva, de modo a contribuir com a intervenção imediata e melhor fluxo dospacientes.
De acordo com a organização hospitalar, podem fazer parte do bloco cirúrgico a Recuperação Pós-Anestésica e a Central de Materiais e Esterilização. As demais áreas são assim caracterizadas:
- Vestiários (masculino e feminino):
Localizados na entrada do CC, onde é realizado o controle de entrada das pessoas autorizadas após vestirem a roupa privativa da unidade. Deve possuir chuveiros,sanitários e armários para guarda de roupas e objetos pessoais.
- Área de conforto:
Área destinada a lanches para que os mesmos não sejam realizados em locais inadequados. Deve-se dispor nesse local cadeiras, poltronas e sofás.
- Sala dos cirurgiões e anestesiologistas:
Destinada aos relatórios médicos
- Sala de Enfermagem:
Reservada ao controle administrativo do CC. Deve estar em local defácil acesso e com boa visão de todo o conjunto do setor.
 Sala de recepção dos pacientes:
Espaço para receber os pacientes. Aqui os pacientes são avaliados clinicamente antes da cirurgia ou receber medicação pré-anestésica. Este ambiente deve ser o mais calmo possível a fim de diminuir o estresse do período pré-operatório.
- Sala de material de limpeza:
Destinado à guarda dos materiaisutilizados na limpeza do Centro-cirúrgico.
- Sala para guarda de equipamentos:
Área para guarda e recebimento de equipamentos como: microscópios, bisturis, monitores cardíacos, respiradores, entre outros. Em condições de uso e utilização imediata.
- Sala para armazenamento de material esterilizado (arsenal):
Destinado ao armazenamento e distribuição dos artigos estéreis, para uso nas salas decirurgia.
- Sala de gases medicinais:
Destinada ao armazenamento de torpedos de gases medicinais como oxigênio, ar comprimido, óxido nitroso e especialmente o nitrogênio para uso em aparelhos específicos ou em casos de emergência.
- Expurgo:
Local para o desprezo de secreções das salas de cirurgia. Deve estar provida de um vaso sanitário apropriado com descarga e uma pia para lavagem dos artigos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • centro cirúrgico
  • Centro cirurgico
  • Centro Cirurgico
  • centro cirurgico
  • Centro cirurgico
  • Centro cirurgico
  • Centro cirurgico
  • Centro cirúrgico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!