Centrifugação

Páginas: 6 (1439 palavras) Publicado: 13 de junho de 2012
1. Introdução

A centrifugação é uma operação unitária amplamente utilizada nas áreas industriais e em bioquímica, biotecnologia, biologia celular, molecular, com a principal finalidade de separação de frações ou a concentração das moléculas de interesse, através de uma amostra fluída submetida a um aparelho centrifugador ou centrifuga. É um processo de separação em que a força centrífugarelativa gerada pela rotação da amostra é usada para sedimentar sólidos em líquidos, ou líquidos imiscíveis de diferentes densidades, separando-os. Uma partícula em movimento linear continuará em velocidade constante e uniforme senão for influenciada por forças externas. Quando uma partícula é submetida a uma força centrífuga (g) para isolar partículas suspensas em seu meio, seja da forma em lotes oufluxo contínuo, esta sedimentação é forçada.
A centrifugação é mais utilizada para três tipos de separação. São eles a separação de:
• sólidos em suspensão num líquido
• constituintes de misturas coloidais
• constituintes de líquidos imiscíveis















2. Objetivo

Praticar a realização de algumas operações unitárias que envolvem a transferência demomento linear (centrifugação), para melhor conhecer as suas características.

3. Revisão Bibliográfica
Quando numa mistura de sólidos e líquidos, os sólidos possuem uma dimensão muito pequena, não são úteis nem a filtragem nem a decantação. O pequeno tamanho das partículas sólidas provoca uma obstrução dos poros do filtro, tornando a filtragem muito lenta mesmo que se produza vácuo por meio de umabomba no interior do recipiente, para acelerar a filtragem. Por outro lado, a pequena dimensão das partículas faz com que sejam retidas pelo líquido, de modo que podem demorar muito tempo a depositar-se no fundo do recipiente, tornando ineficaz a decantação. Neste caso, introduz-se a mistura em tubos de ensaio que, colocados numa centrifuga, giram em posição quase horizontal a grande velocidade,fazendo com que a substância mais densa seja forçada a sedimentar devido à ação da força centrífuga.Verte-se o líquido que sobrenada e fica completa a separação.
Esse método tem por objetivo a sedimentação das partículas. Os fluidos e sólidos exercem uma força alta contra à parede do recipiente que limita o tamanho das centrífugas. Então, se o tempo de residência for suficiente para que apartícula chegue até parede do tambor ela é separada
[pic]

3.1. Características da Centrifugação
3.1.1. Aumento no efeito da gravidade
Se uma suspensão for deixada em repouso, as partículas dispersas irão se assentar por meio do fenômeno de decantação ou sedimentação, por ação da gravidade (g = 9,8 cm/s²). Primeiro serão sedimentadas as partículas maiores e depois as menores em valores de tempovariáveis, o que dificulta determinar o término da operação. Através da centrifugação este tempo é acelerado, pois pequenas partículas podem ser separadas com a aplicação da força centrífuga. Se compararmos com a filtração, a centrifugação é mais cara, porém a principal desvantagem da filtração é a possibilidade rápida de entupimento dos filtros, dependendo do tipo de material utilizado.
Quando umasuspensão de partículas é centrifugada a sedimentação das partículas é proporcional à força aplicada. As propriedades da solução também irão interferir na taxa de sedimentação.

[pic]

• Na sedimentação as partículas são separadas de um fluído por ação da força gravitacional.
• A separação gravitacional pode ser muito lenta devido a vários fatores: tamanho pequeno das partículas,densidades próximas da partícula e do fluido, forças associativas que mantém componentes ligados (como nas emulsões).
• O uso da força centrífuga aumenta muitas vezes a força que atua sobre o centro de gravidade das partículas, facilitando a separação e diminuindo o tempo de residência no equipamento.
3.1.2. Força Centrífuga
Qualquer corpo ou partícula que apresente um movimento circular...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • centrifugação
  • Centrifugação
  • Centrifugação
  • centrifugação
  • Centrifugação
  • Centrifugação
  • Centrifugação
  • Centrifugação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!