centralizaçao descentraliçao

368 palavras 2 páginas
Nome: Carlos Eduardo Del Nero Franchini
RA: C3143C-0

Centralização e Descentralização do Rh

A centralização e a descentralização relacionam-se com a tomada de decisão no topo da hierarquia ou longe do topo da hierarquia, respectivamente. A escolha pelo modelo centralizado ou descentralizado envolve uma série de fatores, tais como: distribuição de poder, grau de formalização, a complexidade do ambiente, tamanho da empresa, cultura e estratégica empresarial, tecnologia e recursos empregados, dentre outros. É importante ressaltar que a opção pelo modelo centralizado ou descentralizado é único, ou seja, empresas do mesmo ramo e mesmo porte podem fazer escolhas diferentes. Dentre as vantagens e desvantagens de cada modelo, destacam-se:

Centralização: as decisões são tomadas no topo da pirâmide organizacional que corresponde ao nível estratégico. Obtendo como resultado maior controle, uniformidade nos procedimentos e decisões, boa comunicação vertical, facilidade no controle e avaliação, responsabilização maior, evita desperdícios e duplicação de tarefas. Porém as decisões tomadas longe área do problema, demora na tomada de decisões, alta dependência da cúpula, menor competição e exercício da criatividade entre as unidades e ineficiência no uso dos recursos.

Descentralização: decisões são tomadas na área em que ocorre a demanda.
As vantagens deste modelo é percebida com maior autonomia para os gerentes, agilidade na tomada de decisão, criatividade na solução do problema, competição positiva entre as unidades, menor dependência da cúpula, otimização, melhor utilização dos recursos, motivação e retenção de talentos, utilização de conhecimentos específicos e maior assertividade junto aos clientes dada a proximidade. Mas possui desvantagens como falta de uniformidade nas decisões, dificuldade de controle, tendência ao desperdício e à duplicação, comunicação menos eficiente, dificuldade de avaliação e de responsabilização, falta de coordenação e competição negativa -

Relacionados

  • Introdução a Administração
    572 palavras | 3 páginas
  • resumo teoria pura do direito
    20308 palavras | 82 páginas