Centrífuga

Páginas: 9 (2012 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014







Equipamento Analisado:
Centrífuga
























Histórico
Uma centrífuga é um equipamento que utiliza um motor elétrico para fazer com que um eixo gire. Ela coloca um objeto em rotação aplicando perpendicular a esse eixo. É usada para a separação de substâncias através da sedimentação, sendo que as substâncias mais densas vão para baixo dofrasco utilizado e as menos densas ficam na superfície [1].
O primeiro processo de centrifugação utilizado ocorreu no século XV, quando uma centrífuga operada manualmente foi usada para separar a nata do leite [1].
Em 1864 esse sistema começou a ser comercializado por Antonin Prandt, que desenvolveu uma centrifuga diária com essa mesma finalidade. [1]
As centrífugas começaram a ser utilizadas emlaboratório em 1869 por Friedrich Miescher, que as utilizou para separar uma organela celular. Esse trabalho foi feito por vários outros pesquisadores também, até que em 1879 Gustaf de Lavai, que começou a comercialização do primeiro separador centrífugo contínuo [1].
O desenvolvimento das centrífugas continuou durante as décadas de 1920 e 1930, quando o químico sueco Theodor Svedbergdesenvolveu uma ultracentrífuga, que podia atingir uma força g de até 900000 [2].
Em 1949, SPINCO ( Specialized Instruments Corp) introduziu a primeira centrífuga de preparação que poderia atingir uma velocidade de até 40000 rotações por minuto [1].
No inicio dos anos de 1950, Myron K. Brakke desenvolveu o processo de centrifugação em gradiente de densidade com o propósito de fracionamento de tecidos[2].
Em 1954 a empresa Beckman Instruments comprou a SPINCO, melhorando os motores a velocidade dos motores que eram utilizados, bem como o material utilizado [2].
No ano de 1962, a empresa alemã Netheler & Hinz Medizintechnik, conhecida atualmente como Eppendorf, desenvolveu a primeira microcentrífuga para uso em laboratório [2].
O desenvolvimento das centrífugas continuou em 1971 quando acompanhia HEINKEL desenvolveu a primeira centrifuga inversora de filtro [2].
Em 1976, foi criada a primeira centrifuga controlada por um microprocessador. Essa tecnologia foi considerada a frente de seu tempo, demorando vários anos até se tornar padrão [2].
Durante a década de 1980 foi lançada a primeira ultra centrífuga de chão pela Beckman Instruments [1].
Em 1991, HEINKEL introduziu umprocesso de hipercentrifrugação para a desidratação sob alta pressão [2].
Hoje em dia, as centrífugas utilizam materiais como o alumínio, ligas de titânio, etc., a fim de resistir a forças centrífugas elevadas. Estas centrífugas também possuem n processos padronizados para a programação, o arrefecimento a redução do ruído emitido, alterando os sistemas do rotor, etc. Sistemas de vácuos também foramadicionados para reduzir a fricção, bem como para manutenção de um controle da temperatura. O sistema de centrifugação continua a ser uma parte importante do equipamento de laboratório para a realização de pesquisas para o futuro [1].



























Introdução
O aparelho analisado pelo grupo é o Centrifugador Excelsa Baby 1, da marca Fanem e modelo 206.
ACentrífuga analisada apresenta um aspecto antigo e tem por volta de pelo menos 15 anos de uso.
Havia indícios de manutenção realizada, pois o aparelho apresentava fitas adesivas em seu circuito eletrônico na sua parte interna, bem como na carcaça do equipamento quanto externa.
Analisando o aparelho em questão acreditamos que ele tenha aproximadamente 10 anos de vida útil.
Considerando suaaparência, o nível de tecnologia aplicada, a sua idade e o histórico apresentado neste relatório, estimamos que essa centrifuga faça parte da geração da década de 1990.
A tecnologia empregada na sua construção é de certa forma simples, sendo constituída basicamente por um circuito elétrico e um motor elétrico que faz o eixo girar, sendo possível selecionar a velocidade dessa rotação. Não possui...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Centrifuga
  • Centrifugas
  • Centrifuga O
  • Centrifuga O
  • Centrifuga
  • Centrifuga O
  • Bombas centrifugas
  • Bombas centrifugas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!