cencefalo

623 palavras 3 páginas
Cerebelo:
- Responsável pelo controle das atividades motoras rápidas (falar, correr, tocar piano, dirigir);
- Lesões o córtex cerebelar causam incoordenação motora, dismetria, decomposição do movimento, síndromes ipsilaterais, tremor de ação, hipotonia e ou ataxias.
- O cerebelo realiza ajustes corretivos nas atividades motoras, dando o ritmo e a freqüência correta do movimento – por exemplo: subir numa escada rolante exige uma coordenação temporal e espacial, dada pelo cerebelo, já que ele aprende com os erros;
- Capaz de projetar o próximo movimento, ajustando-o.
- Anatomia funcional do cerebelo:
- Subdividido em três lobos: Anterior, Posterior e Flóculonodular.
- O vérmis cerebelar é responsável pelo controle motor dos músculos axiais.
Os pedúnculos cerebelares são compostos por feixes de fibras nervosas que interconectam o cerebelo com o tronco encefálico e com o tálamo. Há núcleos profundos cerebelares: núcleo denteado, fastígio, interposto (composto pelo núcleo emboliforme e globoso). Estes núcleos recebem a maioria das fibras eferentes cerebelares provenientes do córtex cerebelar através de projeções das células de Purkinje e colaterais das fibras musgosas e trepadeiras.
Vias Aferentes Cerebelares –
- Via Córticopontocerebelar: interliga o córtex motor, a ponte e o cerebelo.
- Via Olivocerebelar.
- Via Vestíbulocerebelar: fibras vestibulares terminam no lobo flóculonodular e no núcleo fastígio (responsáveis pelo controle do equilíbrio).
- Via Retículocerebelar: esta via conecta o sistema reticular ativador ascendente com o cerebelo.
- Via Espinocerebelar (dorsal e ventral ou anterior e posterior): trás fibras da periferia (medula espinhal) para o cerebelo através do pedúnculo cerebelar inferior. Esta via trás informações dos fusos neuromusculares e dos órgãos tendinosos de Golgi para o córtex cerebelar.
Vias Aferentes para o Cerebelo. O nervo trigêmio possui alguma inervação aferente para o cerebelo.
Vias Eferentes Cerebelares –
- Estas

Relacionados