cenarios economicos

Páginas: 7 (1702 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
RESPOSTAS DO EXERCICO PROPOSTO
1) Qual a diferença entre escassez e pobreza?
Pobreza significa ter poucos bens. Escassez significa mais desejos do que bens para satisfaze-los, mesmo que haja muitos bens.
2) Por que não pode haver custo de oportunidade sem escassez?
Sem escassez não há alternativas a serem deixadas de lado; portanto não há custo de oportunidade.
3) A tabela abaixo mostra aspossibilidades de produção de uma fábrica que pode produzir ferro ou aço. Trace a CPP
Alternativas Possíveis

A
B
C
D
Aço
0
6
10
12
Ferro
18
12
6
0

4) Estudos demonstram que as mulheres gastam muito tempo criando os filhos. Como o aumento de salário das mulheres nos últimos 30 anos afetou o custo de criação de crianças? É racional do ponto de vista econômico ter menos filhos?Um dos principais custos da criação de filhos é o custo de oportunidade do tempo da mulher. Como os salários das mulheres têm aumentado, o resultado é o aumento do custo da criação de filhos. Muitos economistas acreditam que isso explica em parte a recente redução do número de filhos por família.
5) Uma economia está produzindo dois bens: A e B. Ocorre um avanço tecnológico, mas só no bem A. Aeconomia pode passar a consumir mais dos dois bens?
Sim. Produzir a “antiga” quantidade de bens A e B requer menos insumos; os que sobram podem ser usados para produzir mais A e B. A antiga e a nova curva de possibilidades de produção parecem com as da resposta a questão 3, substituindo-se aço pelo bem A.
6. Na manhã de uma segunda-feira, José é informado de que ele foi o único ganhador do maiorprêmio já pago pela loteria, tornando-se rico do dia para noite. Por que, então, o governo não autoriza a emissão de moeda em quantidade suficiente para todos os cidadãos de modo que todos fiquem ricos da noite para o dia? Comente.


7. Explique quais são os problemas econômicos fundamentais. Exemplifique

O que e quanto produzir? Considerando a escassez dos recursos de produção, terá de seescolher, dentre as possibilidades de produção, quais produtos deverão ser produzidos e em que quantidade deverão ser.

Como produzir? Levando-se em conta o nível tecnológico existente na economia, haverá de se escolher quais os recursos de produção deverão ser utilizados para a produção dos bens e serviços que irão atender as carências da sociedade. A escolha tenderá a recair sobre os métodosmais eficientes, prevalecendo o que tiver o menor custo de produção e aquele que atenda mais eficazmente às demandas ambientais.

Para quem produzir? A sociedade decidirá, também, como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. Os produtos serão consumidos por quem tenha renda para participar do mercado de bens. Através da renda de cada um, será atribuída suacapacidade de participar dos resultados da produção.


8. Quantos são os fatores de produção? Explique cada um.

Os fatores de produção se classifica em cinco que são: Trabalho; Capital; Tecnologia; A Capacidade Empresarial e Reservas Naturais.

Trabalho: A população economicamente mobilizável
É representada por um segmento da população total, delimitado pela faixa etária apta para o exercíciode atividades de produção, conforme descrito por Possamai (2001). Os limites desta faixa variam em função do estágio de desenvolvimento da economia, sofrendo ainda a influência de definições institucionais, geralmente expressas através da legislação de cunho social. Nas economias menos desenvolvidas observa-se que a idade de acesso às funções produtivas, sobretudo no meio rural, é acentuadamentemais baixa do que nas economias maduras que ostentam altos padrões de desenvolvimento econômico.

Capital: Os recursos de Capital
Para o exercício de suas atividades de produção, a população ativa mobiliza um variado e complexo conjunto de instrumentos e de elementos infraestruturais que dão suporte às operações produtivas, tornado-as mais produtivas, tornado-as mais eficientes. Este conjunto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cenarios economicos
  • Cenários econômicos
  • Cenários econômicos
  • Cenários econômicos
  • Cenário econômico
  • Cenarios economicos
  • Cenários Econômicos
  • cenarios economicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!