CEN RIO E REMUNERA O DA LOG STICA EM PE SP

1054 palavras 5 páginas
Cenário da Logística no estado de Pernambuco

Posição geográfica favorece vocação

Num raio de 300 quilômetros do Recife estão quatro capitais, dois aeroportos internacionais, três aeroportos regionais e quatro portos internacionais

A posição geográfica de Pernambuco, associada à forte presença desta atividade no nosso passado são fatores que vão favorecer as empresas do ramo, especialmente neste novo momento da economia local. Mas além da busca pela qualificação necessária, tanto dos empresários quanto da mão-de-obra, o Estado terá que superar uma série de entraves estruturais e tributários, como a falta de ferrovias e a guerra fiscal.

Segundo Ricardo Almeida, coordenador da pesquisa Empresas & Empresários, em função da posição geográfica estratégica do Estado, a logística foi decisiva no desenvolvimento da economia local. Essa história tem início quando, no período do domínio holandês, a Companhia das Índias Ocidentais se estabelece no Recife, e transforma a capital num grande pólo de distribuição.

VANTAGENS A situação geográfica foi e continua sendo uma das principais vantagens competitivas do Estado. Num raio de 300 quilômetros do Recife estão quatro capitais, dois aeroportos internacionais, três aeroportos regionais, quatro portos internacionais e uma população de 12 milhões de pessoas, responsável pela movimentação de mais de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste. Ampliando este raio para 800 quilômetros, atingimos seis capitais, quatro aeroportos internacionais, cinco portos internacionais e um porto fluvial, o que equivale a cerca de 20 milhões de pessoas e 90% do PIB da região.

Além disso, Pernambuco está situado a uma das menores distâncias da Europa e tem proximidade com as grandes rotas comerciais do Atlântico Norte. Todos esses fatores, são importantes para o desenvolvimento do Estado, seja para o processo de importação, seja para as exportações, mesmo que Pernambuco ainda tenha uma economia muito introspectiva.

O Estado pode

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • PII 7 1
    46279 palavras | 186 páginas
  • Luiz Claudio Cabral e Mauro Cesar Raciocinio Logico e Matematica Para Concursos 7 Edi o Ano 2011
    234884 palavras | 940 páginas