Cen rio Macro15

436 palavras 2 páginas
Joyce Datcho 708459

CENÁRIO MACROECONÔMICO 2015

Em 2014, Dilma Rousseff anunciou sua nova equipe econômica para retomar o crescimento econômico do país. Joaquim Levy foi nomeado como ministro da fazenda, Nelson Barbosa assumiu o comando do Ministério do Planejamento e Alexandre Tombini foi convidado a continuar no comando no Banco Central. A intenção da nossa presidenta foi retomar o crescimento econômico do país após resultados ruins no ano de 2014.
Atualmente, os nossos chamados índices de confiança (indústria, serviços, construção e consumidores) estão chegando a patamares cada vez piores devido ao cenário desafiador que o Brasil se encontra hoje. Apesar do cenário, a Standard & Poor’s manteve a classificação do país como estável, nossa dívida continua alta e segundo o Banco Central há projeção para variação do PIB de -0,5% caracterizando uma economia fraca como demonstrado no gráfico a seguir com o histórico econômico das atividades de 2014:

Fonte: IBGE
A diminuição do investimento na Petrobrás em razão da atual situação da empresa e das perdas ocorridas devido à corrupção impacta diretamente no PIB do país, segundo o FIESP, uma diminuição de 30% nos investimentos da cia reduz o crescimento do PIB em 0,9 p.p. O ministro Levy divulgou ajustes de 1,2% do PIB, chegando a alcançar R$ 114 bilhões.

Fonte: FIESP/Ministério do Planejamento
Segundo o Banco Central, o IPCA está em torno de 7,5- 8% a.a, considerando um período de 12 meses devido aos preços administrados estarem sendo pressionados para cima que acaba por diminuir a renda disponível da população e uma maior pressão cambial que é consequência da desvalorização do dólar. Recentemente foi divulgada na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o governo tem a expectativa de inflação para este ano de 8,2%.
No final de abril de 2015, o Banco Central subiu os juros para 13,25%, porém o mercado acredita no patamar de 13,50% para o final do ano conforme gráfico abaixo:

Fonte: Banco Central

O crescimento

Relacionados