Cenário Econômico Europeu 2013

Páginas: 5 (1193 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
União Europeia

O bloco da União Europeia vem sofrendo ainda com os efeitos da crise mundial de 2008, tendo uma queda acentuada no crescimento do PIB, apesar de uma leve recuperação em 2010, 2011 e 2012 o índice vem se reduzindo de novo. Porém, no segundo trimestre desde ano, a zona do Euro cresceu 0,3% em comparação ao período anterior, entretanto, esse bom desempenho vem sendo desigual,devido ao crescimento dos países maiores e a luta dos periféricos na implementação da austeridade. Itália e Espanha, que já vinham de resultados ruins, confirmaram a recessão este ano, já Portugal, que vinha com números piores que os outros dois países citados, se recuperou no ano de 2013, crescendo 1,1%, mais que a grande Alemanha, que costumava ser maior que a média de crescimento da Europa. Outropaís que surpreendeu foi a França, que mesmo enfrentando alto nível de desemprego e pressão política, obteve uma melhora na sua economia.
As Exportações brasileiras à Europa, que vinham crescendo nos últimos anos, teve uma pequena queda de 2011 para 2012, um dos grandes fatores para que isso acontecesse foi a recessão europeia, o que pode ser observado nos números de exportações brasileiras para aUnião Europeia, que em 2011 era de 52,9 bi, caiu para 48,9bi em 2012, . O bloco europeu significa para o Brasil 20,1% das exportações. O maior número das exportações que a União Europeia, por fator agregado, é de semimanufatura e básicos.
Já nas importações brasileiras, que também cresceu de 2002 para 2011, caiu para 2012, mas dessa vez, não devido a União Europeia, que de 46,4bi em 2011 para47,7bi em 2012. O que representa 21,4% de todas as importações que o Brasil faz. Já o Brasil importa da Europa mais produtos manufaturados.
Os principais produtos na pauta de exportação brasileira para a União Europeia em 2012 são produtos básicos, tendo como maior participação Minérios, seguido por resíduos das industrias alimentares (bagaço e outros), combustíveis vem em sequencia e depois café.Já as importações para a União Europeia apresentam um forte grau de concentração. Bens manufaturados predominam na pauta, Máquinas mecânicas representam 22,4%, depois vem automóveis, maquinas elétricas e etc.
“A zona euro suspirou, no segundo trimestre de 2013, com um crescimento das exportações. Esta melhoria foi acompanhada pela retomada da confiança das famílias, empresas e governos, diz oEurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia.”
“A confiança dos consumidores e empresários da zona euro subiu em agosto para máximos de dois anos, apesar de pairarem nuvens negras no horizonte”.
“O otimismo registrou a quarta subida mensal consecutiva”. Segundo os dados da Comissão Europeia, o aumento de agosto foi de 2,7 pontos para 95,2, um valor que superou as previsões dos analistas eque acompanha a situação económica.
“A zona euro saiu de ano e meio de recessão no segundo trimestre, mas a retoma está longe, sobretudo, ao nível do emprego. Em julho, a taxa de desemprego estabilizou nos 12,1% na zona euro e nos 10,9% na União Europeia. Segundo o Eurostat, Espanha continua a registar a taxa mais elevada, com 26,3%, na ausência de dados da Grécia e Croácia para julho. Os dadosgregos referem-se a maio e nessa altura o desemprego estava nos 27,6 por cento.”
Na economia mais forte da Europa, a Alemanha (4º maior pib mundial), o Brasil tem como participação em sua balança comercial como origem das importações de 13,65bi, representando 1,2% da sua economia, e para as exportações da Alemanha o Brasil participa em 1,1%, ou 15,10 bilhões. As exportações brasileiras para aAlemanha são comportas, na maioria, por produtos básicos, que representaram aproximadamente 55% em 2012, destaque para minérios. Produtos manufaturados participam em 36% do total, e semimanufaturados com quase 9%. Já as importações, os serviços manufaturados, representam quase a totalidade dessas importações.
A Alemanha tem como cenário econômico bom na comparação com outros países do bloco, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cenário econômico 2012 / 2013
  • Cenario economico 2012 e 2013
  • Cenário Europeu
  • cenarios economico
  • cenarios economicos
  • Cenários econômicos
  • Cenários econômicos
  • Cenários econômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!