cemiterio

Páginas: 20 (4791 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014
AVALIAÇÃO DO CEMITÉRIO DO BAIRRO SANTA RITA EM GOVERNADOR VALADARES PERANTE A RESOLUÇÃO 335 DO CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA


Renata Cardoso Lanna da Cruz, aluna do 5° período do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFMG, Campus Governador Valadares, agtrenata@yahoo.com.br. Luiz Fernando Rocha Penna – Professor MSc. do IFMG, Campus Governador Valadares,luiz.penna@ifmg.edu.br

RESUMO










ABSTRACT












1 Introdução

A palavra cemitério, do grego koimetérion, “dormitório”, latim “coemeteriu”, significa o lugar de descanso, onde se dorme. Influenciado por religiões, esse termo adquiriu o sentido de descanso após a morte. Também é conhecido como necrópole, carneiro, sepulcrário e campo-santo.(PACHECO. 2008)
Surgidos há maisde 100 mil anos atrás, os cemitérios sempre tiveram a finalidade de enterrar os mortos. Por serem considerados monumentos à memória dos que morreram, adquiriram com o tempo, condição de inviolabilidade por questões religiosas e uma condição cultural, o que dificulta muito a pesquisa dos mesmos.(SILVA et.al. 2006).
De acordo com Silva et al. (2006), se tratando de locais para enterrar os corpos,os cemitérios podem ser considerados como aterros controlados com o agravante de ser um aterro com muito lixo hospitalar, pois durante a decomposição da matéria orgânica, proliferam microorganismos degradadores dos corpos, e também os agentes infecciosos, caso o indivíduo tenha falecido por alguma doença. Outro fator que contribui para a poluição, são os metais pesados vindos de próteses,materiais das urnas e outros, sendo que os ácidos gerados da decomposição reagirão com esses materiais formando novos compostos. Os restos de roupas dos cadáveres, restos de caixões, são também em sua maioria, depositados como lixo comum, a céu aberto, podendo se tornar fonte de contaminação para os visitantes dos cemitérios.
Atuam como fontes de impacto quando são instalados em locais inadequados efuncionam como se fossem depósitos de corpos humanos que precisam de uma destinação correta pois a decomposição dos mesmos, podem ser tornar fonte de contaminação(NASCIMENTO et.al. 2011).
Pacheco et al. (2006), diz que,se “na implantação de cemitérios não se levam em conta os aspectos geológico e hidrogeológico, este tipo de construção poderá se constituir em unidade de alto potencial de riscopara as águas subterrâneas de subsuperfície.” No Brasil, os cemitérios geralmente são implantados em terrenos que possuem baixo valor de mercado e onde as condições geológicas e hidrogeológicas da área não foram avaliadas,podendo haver contaminação dos solos e lençol freático, portanto, o estudo dos mesmos são fatores de extrema importância para que a filtragem do produto da coliquação, onecrochorume, ocorra sem contaminar o meio ambiente. Solos com baixa permeabilidade e nível freático alto não são ideais para sepultamentos pois os microorganismos patogênicos podem atingir o lençol freático(SILVA; ROBSON 2009).
A implantação dos cemitérios devem seguir a legislação específica para que o meio ambiente como um todo, especialmente solos e águas, sejam preservados.
Após o óbito o corpohumano se transforma, iniciando seu processo de decomposição ou putrefação, e ao ser enterrado no solo ou em túmulos, esse processo continua. O processo de putrefação é composto por duas fases principais: a gasosa e a humorosa ou coliquativa onde ocorre a descarga dos líquidos funerários e que é a mais preocupante, o necrochorume (KLEIN, 2010).
Necrochorume é o nome que foi dado pelos pesquisadoresque investigam a relação cemitérios e meio ambiente, ao líquido proveniente da putrefação do corpo humano por analogia com o chorume, líquido da decomposição do lixo doméstico.. Na medicina legal recebe o nome de liquame funerário ou putrilagem.
Na primeira fase, a gasosa, formam-se gases internos como gás sulfídrico, amônia, dióxido de carbono, o metano e a fosfina que são responsáveis pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cemitério
  • Cemiterio
  • cemiterio
  • trabalho
  • Cemitério de animais
  • Cemiterio poluição
  • O Cemiterio Dos Vivos
  • Publicidade de cemiterio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!