Cemit Rio De San Cataldo

292 palavras 2 páginas
Cemitério de San Cataldo / Aldo Rossi
Resumo:
O cemitério construído por Aldo Rossi é uma rota analógica através de todas as imagens da “casa dos mortos”. O arquiteto acreditava na representação de tipologias, traduções do passado, que eram teorias básicas argumentadas em seu livro “A Arquitetura da Cidade”, de 1966.
Em 1972, a partir de idéias de cemitérios do século XIX, elaborou com Gianni Braghieri o projeto que seria o vencedor de um concurso para a ampliação do cemitério de San Cataldo, em Módena na Itália.
O projeto foi reformulado em 1976, antes do início da construção, em 1978. No entanto, apenas uma parte do conjunto de edifícios foi concluída, seguindo as intenções iniciais do arquiteto.
O cemitério de San Cataldo é apenas uma casca com aberturas. Uma arquitetura metafísica, como a pintura metafísica de Giorgio de Chirico, onde o visitante é inevitavelmente confrontado com a idéia da morte, onde a verdade é constante e irrevogável.
Biografia
Aldo Rossi (Milão, 3 de maio de 1931 — Milão, 4 de setembro de 1997) foi um arquiteto e teórico italiano. Era conhecido por usar formas puras: cubos, esferas e cones. Seus principais livros foram: "Arquitetura da cidade" e "Autobiografia científica". O último escreveu praticamente em um hospital depois de passar vários meses nele devido a um acidente. Para referir-se a uma espécie de construção, ele criou o termo "Genius Loci"

O edifício do Finlândia Hall de Helsínquia, projetado por Alvar Aalto (1898-1976), integrava-se no plano executado por este arquiteto para o centro da cidade. Iniciado em simultâneo com o projeto para Museu Alvar Aalto, a construção deste edifício durou longos anos, sendo terminado somente em 1977, após a morte do seu autor. Constituiu por isso o último grande projeto de Alvar Aalto.

Relacionados