celulas

Páginas: 9 (2223 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
SEPAZ
A Secretaria Especial de Promoção da Paz (Sepaz) surgiu em 2009 para promover a cultura de paz em Alagoas, visando assim, trabalhar junto da segurança pública na diminuição dos crescentes índices de violência do estado. Após desenvolver ações de acolhimento aos dependentes químicos e nas políticas sobre drogas, passou a se chamar Secretaria de Estado da Promoção da Paz em 2011. Com anova nomenclatura, a Sepaz assumiu um caráter executivo e englobou a Superintendência de Proteção e Garantia nas Medidas Socioeducativas do Estado. Além dessa superintendência, a Sepaz também possui a Superintendência de Políticas Sobre Drogas e a Superintendência de Cultura de Paz.
Dois membros da equipe de reportagem foram recebidos pela Sepaz em um dos seus Centros de Acolhimento daSuperintendência de Políticas Sobre Drogas, localizado no Centro da cidade. Concordaram falar sobre a Sepaz e seus projetos de políticas sobre drogas a coordenadora administrativa e secretária do superintendente Cínthia Pessoa, a coordenadora da diretoria de recuperação do Centro de Acolhimento e psicóloga Samylla Gouvêa e a diretora de prevenção do Centro de Acolhimento e psicóloga Cláudia Olegário.center4100830
Funcionárias da Sepaz (da esquerda para direita): Samylla Gouvêa (coordenadora da diretoria de recuperação), Cinthia Pessoa (coordenadora administrativa) e Cláudia Olegário (diretora de prevenção).
SOBRE A SEPAZ
Samylla: O foco da Sepaz é o acolhimento a dependentes químicos. Além da Superintendência de Políticas sobre Drogas existe a Superintendência de Cultura de Paz, que é outravertente, vai para as escolas pra fazer esse projeto de cultura de paz. Aqui no estado a gente faz acolhimento a partir dos 12 anos de idade até os 60 anos, tanto do sexo masculino como do feminino. Hoje a gente tem em média 35 comunidades acolhedoras no estado, então assim, a secretaria, ela hoje é uma porta de entrada pra os dependentes químicos no estado e de outros estados também. (“AcolheAlagoas”) é espelho, na verdade, pra outros projetos, então a gente tem parceria com assistência, com a saúde.
Repórter: O que é o projeto “Acolhe Alagoas”?
Cinthia: O projeto “Acolhe Alagoas” é uma iniciativa do governo do estado, um programa de atenção ao dependente químico. São três vertentes: a primeira é a prevenção ao uso de drogas, a segunda é a recuperação do dependente químico e, por fim,a reinserção do dependente químico na sociedade. Hoje a gente totaliza 35 comunidades que trabalham diretamente com dependentes químicos e são aptas para receber eles com o apoio do estado pelo projeto “Acolhe Alagoas”.
Repórter: Como é o processo para seleção de novas instituições de tratamento?
Cinthia: Quando as instituições pretendem entrar é lançado um edital. Recentemente nós lançamos oedital e foram credenciadas mais cinco comunidades. Temos aqui no estado um Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned), que tem o papel de investigar e saber se a comunidade que trata de políticas sobre drogas está de fato apta. No caso de irregularidades, como é, por exemplo, o caso da (Instituição) Manassés, se houver a denúncia o conselho tem que ir lá e investigar o que de fatoestá acontecendo. Então, para uma comunidade entrar no projeto hoje ela tem que passar pelo conselho e estar dentro dos padrões do edital que é lançado.
Repórter: Por quem é composto o Coned?
Samylla (com comentários de Cinthia): O Coned é composto pela presidente, que é a Rayssa (Coutinho Tavares), e doze conselheiros.
Repórter: Sobre os “Anjos da Paz”, “Mediação de Conflitos” e “Agentes daPaz”, as pessoas de uma comunidade têm a liberdade de participar como voluntárias de algum desses projetos?
Samylla: Do projeto dos “Agentes da Paz”, por que os “Anjos da Paz” são equipes profissionais, muito profissionais, compostas de assistente social e psicólogo, que vão até a residência daquele usuário que não aceitam acolhimento pra motivar, mostrar a importância do tratamento. O Centro de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Celula
  • Celulas
  • célula
  • Células
  • célula
  • celulas
  • Célula
  • Células

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!