celulas gram positiva e gram negativa

Páginas: 6 (1354 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
O QUE É A ÁGUA?
A água, tal como o Sol, é praticamente inseparável da vida na Terra. Sem a água nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, poderia sobreviver. Cerca de 70 % da nossa alimentação e do nosso próprio corpo são constituídos por água. A água é um liquido inodoro, transparente e incolor, isto quer dizer que ela não tem:

Cheiro

Cor

Sabor
Para a água ser consideradapotável, deve apresentar as seguintes características qualitativas: não ter sabor; não ter cheiro; não se alterar com o tempo nem deixar depósito. A água que contém em solução sais mineral em quantidade suficiente para lhe caracterizar o sabor denomina-se água mineral. Em geral, sai da nascente a temperatura superior à do ambiente. Se a diferença for superior a 5 ou 6º C (denomina-se águatermal). Em virtude do efeito terapêutico de algumas das substâncias dissolvidas designa-se também, por água medicinal. A água cobre 70% da superfície da Terra e aparece nos oceanos e lagos, na corrente (rios, riachos,...), chuva ou vapor. Não é possível  uma pessoa  sobreviver mais do que 5 ou 6 dias sem água, ou dois ou três, em ambiente quente.
 O CICLO DA ÁGUA
A água existente no estado líquido nosmares, rios, lagos, pântanos e na superfície terrestre evapora-se por influência do calor. Este vapor de água sobe na atmosfera e condensa-se devido ao arrefecimento da massa de ar. Ao condensar, formam-se pequenas gotículas de água que vão aumentando de dimensão à medida que mais água condensa ou que se juntam, até que se tornam demasiado pesadas e caem sob a forma de precipitação. No caso doarrefecimento se dar a temperaturas inferiores a 0ºC, formam-se cristais de gelo que caem sob a forma de neve; se o arrefecimento foi lento cai sob a forma de granizo. A água que cai sobre a superfície terrestre divide-se: uma parte penetra no solo enquanto a outra parte se mantém a superfície. Parte da água infiltrada fica retida no solo, tornando-se humidade, a restante infiltra-se até encontraruma camada impermeável, onde se forma um lençol freático (lençol de água). A água retida no solo pode evaporar-se diretamente para a atmosfera ou pode ser absorvida pelas raízes de plantas. A parte da água precipitada que não se infiltra no solo junta-se a rios e lagos, de onde flui para os oceanos. Em todas estas superfícies líquidas dá-se a evaporação. O vapor de água proveniente deste processojunta-se ao proveniente da evaporação no solo e ao da transpiração dos seres vivos para repor a quantidade de água na atmosfera que se perde como precipitação. Fecha-se assim o ciclo da água.
 A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
A água é muito importante não só na vida do homem como de todos os seres vivos. Todos os seres vivos têm, na sua constituição uma elevada percentagem de água, sem a qual todo ometabolismo vital seria impossível, ou seja, sem água não é possível à vida. “A água doce” é essencial ao homem, convém lembrar que a sua quantidade é limitada e a sua produção artificial muito cara. Existem enormes variações nas quantidades de água consumida diariamente em diferentes países do Mundo: por exemplo.

No Afeganistão gastam-se cerca de 60 litros;

Nos USA este valor pode atingir os 635litros.
A redução do consumo doméstico de água é possível através da adopção de pequenos hábitos que, no seu conjunto, poderão ser um passo muito importante para a sua preservação: o banho de chuveiro a lavagem da cara, das mãos, dos dentes e loiça, o uso dos programas certos para a lavagem da roupa e loiça em máquinas e a contenção na quantidade de água nas cozeduras, são alguns exemplos. Aprodução de alimentos (animais e vegetais) e produtos de origem industrial exige o gasto de elevadas quantidades de água. Por exemplo, cada tonelada de trigo exige 490 000 litros; de carne exige 49 200 000 litros; de aço, 150 000 litros; de jornais, 150 000 litros. Para além do abastecimento público e dos usos domésticos, industriais e agropecuários, a água é também aproveitada na produção de energia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bactérias
  • Bactérias Gram positivas e Gram negativas
  • Bacterias gram-positivas e gram-negativas
  • Bacterias gram negativas e gram positivas
  • Bactérias Gram Negativas e Gram Positivas
  • Bactérias Gram positivas e gram negativas
  • Bactérias GRAM Positivas e GRAM Negativas
  • Gram positivas e negativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!