Celulas de Manufatura

Páginas: 9 (2248 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013

INTRODUÇÃO

A concorrência do cenário atual impõe que se tenha um produto cada vez melhor, com um diferencial competitivo e ainda com o menor custo. Do ponto de vista dos sistemas produtivos, baixar custos significa aperfeiçoar o sistema produtivo e o projeto do produto, de modo que se produza cada vez mais produtos em menor tempo e com menos recursos. Dentro dessas situações apresentadas, oprojeto do sistema produtivo leva um papel de grande importância no sucesso das organizações.
Célula de Manufatura é uma versão moderna do conceito de tecnologia de grupo de célula de trabalho. Implantada inicialmente pela Toyota no Japão, uma célula de manufatura é um agrupamento de máquinas dedicadas a uma determinada família de produtos com processos de fabricação semelhantes, isto é,utilizam os processos de fabricação das mesmas máquinas e na mesma sequencia de processamento.
A manufatura baseada em células representa uma tentativa de combinar a eficiência do layout do produto orientado a um fluxo com a flexibilidade do layout de processo orientado a centro de trabalho ou células. Analisando com um pouco mais de atenção, observa-se que uma célula de manufatura é um complexo sistemasócio (pessoas) técnico (máquinas e equipamentos) utilizado com o objetivo de criação de fluxo dentro do sistema produtivo.
Neste Trabalho demonstra-se a importância, dificuldades e vantagens da aplicação, classificações e exemplos de Células de Manufatura.






















1. Células de manufatura: visão geral

Podem ser definidas em quatro tipos de células demanufatura: por produto com predominância da máquina, por produto com predominância do homem, por processo e por posição fixa do produto.
A célula de manufatura por produto com predominância da máquina corresponde ao modelo da Toyota, que é o tipo citado anteriormente e o mais conhecido por todos.
A célula de manufatura por produto com predominância do homem é semelhante à anterior, onde os postosde serviços são dispostos na sequência das etapas do processo de fabricação de um produto ou família de produtos, de forma a completar pelo menos parte da fabricação de uma peça ou produto numa área restrita. Por exemplo, uma indústria de fabricação de eletrodomésticos, onde funcionários fazem parte da montagem do produto final.
A célula de manufatura por processo ou funcional corresponde aoagrupamento de operações realizadas por máquinas de mesmo tipo, como por exemplo, um operador responsável por duas ou mais máquinas de mesma função.
A célula de manufatura por posição fixa do produto é caracterizada pelo agrupamento de operários que trabalham em volta de um produto colocado numa posição fixa. É caracterizada pela produção de bens grandes, onde há dificuldade de locomoção, como naviose cenários de filmes.
As células ainda podem ser classificadas: em função da quantidade de modelos produzidos (apenas um uma família ou qualquer produto); em função da quantidade de operários que nela trabalha (individual ou grupal); em função da predominância sobre o trabalho (exercida pela máquina ou pelo homem).
Os Principais Benefícios das Células de Manufatura são:
1. Flexibilidade da mãode obra – As células permitem a adequação da mão de obra em função da variação da demanda, ou seja, este tipo de layout proporciona a flexibilidade de rearranjo dos operadores conforme a variação do ritmo de produção.
2. Redução dos estoques – Devido à proximidade das máquinas, as células não permitem que sejam formados estoques de produtos entre as mesmas, não existe espaço para que istoocorra.
3. Redução da movimentação dos produtos – Em função da proximidade das máquinas a movimentação dos produtos é reduzida.
4. Redução da área ocupada – O tipo de formato em “U” das células se torna um layout muito compacto, possibilitando desta forma a redução do espaço necessário para a utilização do mesmo.
5. Redução do Lead time de produção – O Lead time está diretamente relacionado com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Células de manufatura
  • manufatura celula
  • Celula de manufatura
  • Células de Manufatura
  • Células de manufatura por processo
  • celula de manufatura flexivel
  • CIM Célula de Manufatura
  • Estudo da automação de células de manufatura para montagens e soldagem industrial de...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!