celso

Páginas: 5 (1066 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
Celso Blues Boy (nascido Celso Ricardo Furtado de Carvalho, Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 1956) foi um cantor, compositor e guitarrista brasileiro.
Na adolescência, aprendeu a tocar guitarra, instrumento que não largou até a sua morte. Sua irmã era pianista e seus tios apreciadores do rock e blues, o que lhe ajudou muito para que escolhesse tocar guitarra.
Começou a tocar profissionalmentena década de 1970, acompanhando Raul Seixas e Sá & Guarabyra. Em 1976, montou a banda Legião Estrangeira, com a qual se apresentava em bares e casas de show. Passou a ser mais conhecido a partir de 1980, quando mandou uma fita para a Rádio Fluminense, no Rio, voltada para o repertório roqueiro. Gravou o primeiro disco em 1984, “Som na Guitarra”, que incluía seu maior sucesso “Aumenta que Isso Aí ÉRock’n Roll”.
Um dos primeiros a cantar blues em português, escolheu o nome artístico em homenagem ao ídolo B.B. King, um dos pais do gênero, com quem também tocou na década de 1980. Na década de 80, aliás, foi mesmo pródiga para o guitarrista – são dessa época outros hits como “Marginal” (ao lado de Cazuza), “Damas da Noite”, “Tempos Difíceis”, “Fumando na Escuridão”, “Sempre Brilhará” e astrilhas de “Rock Estrela” e “Bete Balanço”. Na década de 90, gravou o excepcional “ao Vivo” no Circo Voador (RJ). Foi também quando passou a se apresentar regularmente na Europa, virou amigo de BB King – a quem homenageia no nome artístico e que empresta seu toque único a “Mississipi”, faixa do álbum “Indiana Blues”, de 95.
Seria um erro seria desprezar sua contribuição para a música brasileira, seaté mesmo “gringos” o reconheceram: a revista Backstage colocou Celso entre os 20 maiores guitarristas da história; BB King, expressão máxima do blues, o reverenciou ao dividir palcos e estúdio com ele e o convidar para fazer carreira nos EUA; fez uma passagem memorável: no Festival de Montreaux, na Suíça, em 1995, seu apartamento ficava em frente ao lendário The Duke’s, bar onde todas as ferasdo evento davam suas “canjas”, e lá Celso foi o guitarrista de um “grupinho + ou –“ com ninguém menos que os metais da banda de James Brown, o tecladista do Neville Brothers e a cozinha da banda de Wilson Pickett (com o próprio ao microfone).; The Commitments, a banda do filme cult de Alan Parker, chamou Blues Boy para se integrar a ela (e ele gentilmente recusou).


O Blues com sotaquebrasileiro
O grande marco na carreira de Celso foi ter feito o blues com letras em português, até então ninguém havia arriscado cantar blues em nosso idioma, e até hoje poucos arriscam. Ele preservou a característica do blues e conhecia muito bem a arte da guitarra.

Relato de um amigo após a morte de Celso
Lembrança de um amigo Somos amigos de infância e tive o prazer de conviver muitas das fazes desua vida. Quando foi expulso de casa na sua adolescência morou na minha casa por alguns meses antes de ser o Celso Blues Boy. Quando descobriu sua veia de Bluseiro, curti suas músicas quase em primeira mão (Aumenta que isso ai é Rock Roll, Sempre Brilhará e outros clássicos por ele gravados para nosso puro deleite). Ao longo de sua jornada tocando com vários músicos e amigos em bares e mesas commuitas cervejas e papos memoráveis lembro-me de histórias de bastidores que dariam um grande livro!!!!!! O Celso foi um cara muito ele, hora polêmico outras muito amigo e grande profissional. Batia de frente mesmo com quem tentava mudar sua postura ou vertente musical. Fechou um monte de portas por anos, mas sempre seguindo um NORTE o qual ele acreditava ser o certo. Shows maravilhosos ememoráveis por esse mundo a fora e o melhor sendo reconhecido por celebridades como o 'REI' B.B. KING dentre outros. Muita musicalidade nas suas veias se tornando o MAGO DA FENDER como era conhecido no meio dos guitarristas de sucesso. Temos muitos amigos em comum que estão chocados com a perda tão rápida desde o começo de sua doença. Eu, junto com outros verdadeiros amigos ( não quero citar nomes para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • celso antunes
  • CELSO MARIZ
  • celso furtado
  • Celso vasconcellos
  • Antunes celso
  • UNIJU CELSO
  • Celso furtado
  • Celso castro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!