Celso Furtado

Páginas: 7 (1535 palavras) Publicado: 21 de junho de 2015
II. A expanção territorial até o fem da era colonial: “regionais” de exportação e de subsistencia (1680 – 1850).

1. A vida econômica (em uma região perifárica: O Paraná): da ocupação à emancipação. (PCP – 1 a 5 e 37 – 43)

Expanção e Declinio das atividades economicas nas colonias

As regiões da America Latina denominadas pelas metrópoles eram exclusivamentes economias extrativistas, fixando naprodução de um ou poucos bens e inibindo a expansão de outras atividades economicas. Juntando o fato dessas economias serem voltadas para o mercado internacional, com muitos produtores (concorrendo na disputa de mercado consumidores) produzindo em quantidades não adequadas à demanda real, faz com que essa economia entra em declinio.
Este fato determinou que a evolução economica desses paisesdesse por ciclos:
1º Surgimento de uma atividade principal e condutora da economia;
2º Periodo de estagnação;
3º Surgimento da nova atividade economica;

O Processo de Industrialização Paulista

Chegando ao ciclo cafeeiro paulista, que de certa forma contribuio para o desenvolvimento do setor industrial.
Lembrando que o autor não quer responsabilizar a cafeicultura paulista pela implantação do setorindustrial, que atrelou o sistema economico brasileiro. O autor quer dizer que, ao expandir-se a indústria paulista, todas outras regiões do país passaram a contribuir de alguma maneira para o centro dinamico da economia brasileira, fazendo com que:
Aumentasse do fluxo de mão-de-obra, capitais e recursos naturais para São Paulo;
São Paulo tornou-se principal estado gerador de renda, que lhepermitiu desenvolver mais a infraestrutura, educação, setor terciário, etc.
A economia paulista passou a agir como se fosse uma metrópole economica.
Pelo fato de São Paulo ser o centro dinamico economico e estabelecer vinculos de dependência, com todas outras regiões do país, estas passaram a depender do centro economico industrial, primeiramente as regiões mais proximas ao centro e depois ageneralização do fenomeno.
Em consequência a esse processo criou-se uma politica econômica de âmbito nacional que reduzia a autonomia economica dos demais estados.
Essas dificuldades ao longo do processo de industrialização brasileira determinou o aparecimento de várias economias periféricas, como é o caso dos estados de Paraná e o Rio Grande do Sul.

O Paraná

O estudo do Paraná se deveu fundamentalmente pelopapel desempenhado pela cafeicultura paranaense no processo de industrialização paulista e as dificuldades que aquele estado teve para desenvolver economicamente.

Visão Geral da Ocupação

De um modo geral, toda penetração populacional, com a finalidade de ocupar um determinado território, é movida fundamentalmente pela atividade economica. As caracteristicas destas economias podem variar:Economia de Subsistência e Exportadora.
Em caso dos estimulos externos, as economias atingiam niveis de produção e de renda para mais ou para menos dependendo da procura externa. Lembrando também que uma parte substancial da procura interna de bens acabados era atendida através das importações. No entanto, essas economias deixavam margens para o aparecimento de outras atividades economicas(agropastorais e manufatureiras) cuja finalidade por um lado era de atender a parcela da demanda interna não satisfeita pela importação e por outro lado agir como sustentáculo da atividade condutora da economia.
Entretanto, paralelamente a essas atividades condutoras desenvolveram outras atividades que atendiam diretamente o setor exportador e indiretamente o mercado interno (exemplo de pecuaria – açúcar emineração), lembrando ainda que quando houvesse uma crise nas atividades condutoras as subsidiárias regridiam principalmente para o setor de subsistência.

O Caso Paranaense

No caso de Paraná (que foi um território anexado ao São Paulo) se por um lado a economia estava em parte bastante consideravel, voltada para o setor de subsistência, por outro lado organizou-se um setor exportador com duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Celso furtado
  • Celso furtado
  • Celso furtado
  • celso furtado
  • Celso Furtado
  • Celso Furtado
  • Celso Furtado
  • Celso furtado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!