Celso Furtado

Páginas: 7 (1582 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
Cultura e Desenvolvimento no Pensamento de Celso Furtado
Celso Furtado foi um dos principais fundadores da economia política latino-americana, focou seu estudo na interação entre os Países centrais e periféricos, particularmente no que concerne aos efeitos do comércio exterior e da difusão do progresso técnico sobre as formações socioeconômica destes Países. Construiu um vantajoso pensamentosobre as origens e as características do subdesenvolvimento, embarcando em sua teoria do subdesenvolvimento outras duas grandes vertentes da economia política latino-americana, sejam elas, o sistema centro-periferia e a dependência. Tal abordagem conjuga uma profunda reflexão sobre a geração, difusão e assimilação do progresso técnico com as raízes históricas e culturais do subdesenvolvimento, sendoa tecnologia uma das vias mais intensas de mudança cultural dos povos.
I – A Economia Política do Subdesenvolvimento
Neste tópico, Furtado buscou situar a teoria do subdesenvolvimento no aspecto maior da economia política.
Pode-se afirmar que, com a fundação da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe) estendendo a região os trabalhos desenvolvidos pela ONU, inaugura-se umaescola de pensamento na América Latina preocupada com as questões do desenvolvimento econômico e com a comparação das distintas trajetórias históricas percorridas pelos Países.
Alguns principais conceitos desta escola de economia política foram elaborados com base no sentido em que se dá a geração, difusão e assimilação do progresso técnico, dentre os quais o famoso, e seminal, centro-periferia.Concentrada no comércio exterior e nos efeitos em longo prazo sobre os termos de intercâmbio entre os Países surgiram outras duas grandes linhas teóricas: o subdesenvolvimento e a dependência, ambas preocupadas em observar e interpretar as características da industrialização ocorrida na América Latina.
O subdesenvolvimento se assentaria na incapacidade de difundir o modo de produção e a tecnologiautilizada por toda a economia dos Países periféricos, causando a heterogeneidade tecnológica e o desequilíbrio do balanço de pagamentos. Já a dependência se daria na necessidade de adquirir a tecnologia ou assimilar o progresso técnico oriundo do centro do sistema mundial, juntando a isto uma analise das relações entre a burguesia local e a burguesia internacional, destacando o papel submissodesempenhado pelos agentes no comando do sistema econômico nacional.
A condição periférica e a condição de dependência se tornam dois pilares para uma categoria mais ampla que seria o subdesenvolvimento.
O subdesenvolvimento se funda essencialmente na forma de assimilação do progresso técnico dentro do sistema capitalista mundial consolidado pela Inglaterra após sua revolução industrial.
Amodernização é um dos aspectos mais relevantes da dependência, uma vez que a demanda interna por bens de consumo industrializados não pode ser suprida por produtores também internos e tem que recorrer á importação. Este é o primeiro traço da dependência tecnológica.
Após a primeira guerra mundial e a crise de 1929, os países periféricos iniciaram um processo mais intenso de industrialização, como respostaaos choques externos e a desorganização das linhas de comércio internacional. A industrialização por substituição de importações marca um novo período na história dos países periféricos, aprofundando as relações de dependência, ai sim, alcançando em sua plenitude a condição de subdesenvolvimento.
Somente com o inicio da industrialização, as duas vias de difusão do progresso técnico alcançariam comtoda sua força a periferia, aprofundando o quadro da dependência, que passaria a abranger, então, tanto bens de consumo, como bens intermediários e de capital.
Entre modos de produção distintos dentro de um mesmo sistema nacional é o que caracteriza em ultima instancia o subdesenvolvimento. Partindo da dialética e do método histórico-estrutural, são exploradas as relações de interdependência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Celso furtado
  • Celso furtado
  • Celso furtado
  • Celso Furtado
  • celso furtado
  • Celso Furtado
  • Celso Furtado
  • Celso furtado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!